Kate Middleton visita prisão para conhecer filhos de reclusas e conversar com elas sobre as dificuldades da maternidade quando se cumpre pena, mostrando, mais uma vez, o seu afeto pela temática da primeira infância.
A princesa de Gales esteve na Unidade de Mães e Bebés da penitenciária situada em Wilmslow para realçar a importância das relações fortes, amorosas e consistentes entre a mãe e o seu bebé para o bom desenvolvimento da criança, mesmo nos ambientes mais difíceis.
No local, e rodeada de crianças e brinquedos, solidarizou-se ainda com as reclusas que sugeriram que o apoio parental que recebiam atrás das grades era melhor do que aquele que existe no exterior.
Kate, de 43 anos, conversou também com duas antigas reclusas, uma que deixou a prisão há seis semanas com o filho, depois de cumprir uma pena de 14 meses, e que tenta refazer a sua vida fora das grades, e outra que estava grávida quando entrou na cadeia. Foi ali que teve a sua filha.
“É ótimo que se preocupem com o bem-estar da mãe. A melhor coisa para o bebé é ter uma mãe cujas necessidades emocionais e bem-estar também sejam satisfeitos”, disse, dirigindo-se depois à equipa da unidade
A Action for Children, da qual a mulher do príncipe William é patrona, gere três Unidades de Mães e Bebés dentro de prisões no norte de Inglaterra, todas elas proporcionando um local dedicado a mães recentes e grávidas que estejam a cumprir pena de prisão ou em prisão preventiva.
A organização trabalha para garantir que as crianças tenham experiências regulares durante o seu crescimento, como passear, ir às compras e viajar de autocarro. Para além disso, também organiza estadias noturnas com membros da família mais alargada para reforçar a rede de apoio da criança.
A visita aconteceu um dia depois de ter sido confirmado que os príncipes de Gales não irão estar presente na cerimónia dos prémios BAFTA, que decorrerá no dia 16 de Fevereiro, no Royal Festival Hall, em Londres.
Kate Middleton visita prisão para conhecer filhos de reclusas