
Foto: © Maison du Grand-Duc / Sophie Margue
Maria Teresa do Luxemburgo celebra 69.º aniversário com novas fotos oficiais.
Mãe de cinco filhos e avó de oito netos, a grã-duquesa comemora mais um aniversário, o último na casa dos 60 e também como grã-duquesa em funções, já que em outubro, o grão-duque Henri passará o testemunho a Guillaume, que passará a ocupar o trono.
A data especial fica marcada por uma seleção de fotos oficiais da grã-duquesa, publicadas nas redes sociais da Casa Real.

Foto: © Maison du Grand-Duc / Sophie Margue
Nascida em 1956, em Havana, Cuba, nada fazia prever que Maria Teresa Mestre chegasse à Casa Real do Luxemburgo. No entanto, a grã-duquesa viveu poucos anos na ilha das Caraíbas e o seu percurso acabou por se cruzar irremediavelmente com aquele que viria a ser o grão-duque do Luxemburgo.
Em 1960, deixou o seu país com os pais José António Mestre e Maria Teresa Batista-Falla de Mestre, e os três irmãos, devido à revolução liderada por Fidel Castro, que tomou conta do país.
A família mudou-se para Nova Iorque, onde Maria Teresa frequentou a Marymount School e a École française.
No entanto, a residência nos Estados Unidos não durou muito tempo. Os Mestre acabaram por se mudar para a Europa, primeiro para Espanha, onde a língua era comum, e depois para Genebra, na Suiça.
Depois de um período no Instituto Marie-José, em Gstaad, a futura monarca frequentou o colégio interno Marie-Thérèse, em Genebra, onde obteve o bacharelato em francês. Nessa altura, torna-se cidadã suíça.

Foto: © Maison du Grand-Duc / Sophie Margue
Mais tarde, Maria Teresa ingressou na universidade, onde estudou Ciências Políticas e conheceu Henri.
Em 1980, o casal anunciou o noivado e cerca de um ano depois realizou-se o casamento, no Luxemburgo. O casal teve, entretanto, cinco filhos, aos que juntou oito netos.
Ao mesmo tempo que mostrou ser uma mulher empenhada no crescimento e bem-estar da família, a grã-duquesa revelou o seu compromisso com várias causas sociais ao lomgo das últimas décadas. Preside à Fundação Grão-Duque e Grã-Duquesa, que se dedica a ajudar os mais desfavorecidos, além de lutar firmemente pelos direitos das mulheres. A este respeito, destaca-se o trabalho feito com a Associação Stand Speak Rise Up!, que fundou em 2019 e que tem como objetivo pôr fim à violência sexual em zonas de conflito.
Maria Teresa do Luxemburgo celebra 69.º aniversário com novas fotos oficiais