A princesa Leonor concluiu recentemente a sua formação na Escola Naval Militar de Marín, encerrando um ciclo marcante da sua preparação nas Forças Armadas espanholas. A jovem herdeira ao trono completou o curso na Marinha, que incluiu meses de formação na Galiza, uma travessia internacional a bordo do emblemático navio-escola Juan Sebastián de Elcano, e uma breve passagem pelo navio Blas de Lezo.
Hoje, os Reis de Espanha, acompanhados pela infanta Sofia, deslocaram-se a Marín para presidir à cerimónia de juramento de bandeira e entrega de despachos aos novos oficiais navais. Entre os formandos encontrava-se Leonor.
A cerimónia iniciou-se com a execução do hino nacional, seguida da tradicional revista às tropas por parte do rei Felipe VI. O momento mais simbólico do dia foi a entrega da Grã-Cruz de Mérito Naval à princesa. Como capitão-general dos três ramos militares, o monarca fez pessoalmente a imposição da insígnia à filha, num gesto repleto de significado e emoção, culminando num abraço entre pai e filha.
Depois do momento solene, Leonor dirigiu-se à bancada onde estavam a rainha Letizia e a infanta Sofia, recebendo delas felicitações e cumprimentos.
A conclusão deste estágio na Marinha marca mais um passo na formação militar da princesa de Astúrias, que tem mostrado empenho exemplar perante os desafios da carreira. Depois de cumprir esta etapa, Leonor deverá ter de alguns dias de descanso com a família.
A sua preparação militar continuará no final de agosto ou início de setembro, com a entrada na Academia Geral do Ar, em San Javier, Múrcia, onde completará o terceiro e último ano do seu percurso de formação nas Forças Armadas Espanholas.