O Claustro do Rachadouro é, desde o passado mês de novembro, o ponto de partida para o novo Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, que, além de ser uma das Sete Maravilhas de Portugal, é Monumento Nacional e está classificado como Património da Humanidade da UNESCO. O projeto de requalificação deste cinco estrelas, da Montebelo Hotels & Resorts, ficou a cargo de Eduardo Souto Moura, que lhe devolveu a antiga beleza e ambiente histórico em que viveram militares, políticos e magistrados.
Os 91 quartos e suítes, situados em antigas celas ou escritórios de monges, são inspirados no minimalismo e desapego da vida conventual, cuja decoração foi feita pelo premiado arquiteto em parceria com outro vulto, Álvaro Siza Vieira. Os espaços comuns incluem salão de eventos, piscina, Spa (com ginásio, banho turco e cabinas de massagens) e restaurante, aberto ao público, sob a responsabilidade da chef Cristina Almeida.
Dicas úteis:
A dois passos, tem o Mosteiro de Alcobaça, classificado como Património Mundial da Unesco, e que é considerado a casa principal da Ordem religiosa de Cister. A visita a este monumento histórico inclui várias salas, cozinha, refeitório e igreja, onde se encontram os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro.
Se preferir apreciar a Natureza e a praia, siga para a Serra de Aire e Candeeiros, a uma curta distância, e as praias da Nazaré e de São Martinho do Porto. As cidades da Batalha, Fátima e Leiria também merecem ser visitadas pela sua proximidade e herança histórica e religiosa.
Onde comer:
O restaurante António Padeiro é um ex-líbris da cidade de Alcobaça e a paragem é obrigatória, tendo à disposição pratos típicos da gastronomia portuguesa, como perdiz ou frango na púcara, bacalhau no forno com migas de broa e farinheira ou açorda de camarão.
Não se esqueça de fazer uma visita à Pastelaria Alcôa, conhecida pelos seus doces conventuais, e provar alguns dos clássicos, como a Cornucópia, a Delícia do Convento, a Coroa da Abadessa ou o Manjar Real.