A chuva que teima em não parar nestes dias de inverno junto à zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia contrasta com o que encontramos à entrada do The Lodge Porto Hotel: um lobby acolhedor, cheio de cor e pormenores relacionados com a alma do Douro, desde as carpetes em tons cinza, que fazem lembrar o betão que se via no anterior edifício pertencente à Real Companhia Velha, à escadaria em forma de pipa que sobe até às quatro salas de conferências e eventos. O próprio balcão da receção é inspirado nos socalcos das vinhas e os tons dourado e azul destacam os vários processos das uvas e do vinho.
Ideias pensadas pela prestigiada designer Nini Andrade Silva, que deu ao hotel de luxo inserido no coração das caves do vinho do Porto um toque de luxo, contemporaneidade, ousadia e requinte, sempre com as referências à viticultura.
Essa ode ao vinho chega aos 119 quartos, cinco dos quais suítes, divididos por sete pisos. Há quartos de vários dimensões e disposições, sempre com vistas deslumbrantes, seja para a ribeira do Douro, o próprio rio ou para a piscina exterior aquecida que se encontra no quinto piso. As Signature Suites são os ex-líbris da unidade, com 215 m2 em duplex, e espaço com lareira, sala de estar e jantar, um pequeno ginásio e um quarto extra. Alberga até quatro adultos e duas crianças.
Para petiscar, basta passar pelo restaurante Dona Maria, uma homenagem às cozinheiras hábeis do Norte. Além disso, o bar conta com uma seleção de vinhos e cocktails e é o local onde se servem os wine flights, as mais recentes propostas do hotel, que consistem em prova de vinhos: alvarinho, acompanhada por tábua de queijos, fruta e tostas, e vinho do Porto, com uma seleção de chocolates. Os wine flights podem ser realizados de forma autónoma, mediante marcação, apoiados por um sommerlier.
Dicas úteis:
Tanto Gaia como o Porto se vestem a rigor nesta época, por isso vale a pena passar a ponte D. Luís I e dar um passeio pelas ruas para ver a iluminação de Natal e os vários mercados de rua, como no Jardim da Cordoaria e junto à estação de São Bento.
Há monumentos e espaços imperdíveis, como a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello, o Mercado do Bolhão ou apenas percorrer a Avenida dos Aliados, com a Câmara Municipal ao fundo da praça, ou a movimentada Rua de Santa Catarina para fazer umas compras.
A escassos metros do hotel encontra-se o World of Wine (WOW), um quarteirão cultural que nasceu da requalificação de vários armazéns vinícolas e é composto por seis museus, nove restaurantes e bares, uma escola e loja de vinho e um espaço para exposições temporárias.