As vinhas, os sobreiros e as oliveiras pintam A Serenada, propriedade alentejana que há vários anos se converteu num enoturismo e está localizada em Grândola, a terra que inspirou a canção Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso, um dos símbolos da Revolução do 25 de Abril. Na família de Jacinta Sobral da Silva há 300 anos, o espaço de 23 hectares conta com duas vinhas, uma das quais plantada em 1961 pelo pai da atual proprietária, e quatro quartos e duas suítes panorâmicas, todos caiados de branco, onde o ambiente sereno da serra de Grândola é um atrativo, assim como a harmonia entre as linhas contemporâneas da decoração, as antiguidades da família e os materiais característicos da região, como a cortiça.
Partilhar com os hóspedes o lugar único que os apaixona é o mote deste boutique hotel, que propõe ainda provas de vinhos e workshops, visitas às vinhas e à adega, uma pausa na biblioteca para ler um livro ou nos amplos terraços, passeios pela propriedade e ainda um mergulho na piscina infinita com vista para a planície alentejana.
Dicas úteis:
Explorar a paisagem alentejana na estrada, entre os montes, vales até chegar às praias, como Melides, Aberta Nova ou mesmo a Lagoa de Santo André, é sempre bom programa para quem quer saber mais sobre a região.
Para um dia inesquecível para os mais novos no meio dos animais, faça uma visita ao Badoca Safari Park. O bilhete diário – para crianças até três anos é gratuito, dos 4 aos 10 anos custa €17,90 e para adultos tem o valor de €21,90 – inclui visita à aldeia dos primatas, apresentação de aves de rapina, répteis e lémures e o passeio pedestre ao ar livre, onde poderá encontrar suricatas, cangurus ou facoqueros.
Onde comer:
Para um bom ensopado de borrego, o restaurante o Cruzamento, em pleno IC2, antes de chegar a Grândola, é paragem obrigatória. Não se vai arrepender.
Para um ambiente mais sofisticado, tem a Taberna d’Vila.
Se preferir peixe, opte pelo Quinta do Giz, em Vila Nova de Santo André, onde o arroz de lingueirão é de comer e chorar por mais!