Localizada numa antiga casa senhorial em Casa Branca, no município de Sousel, a Casa Az-Zagal – cujo nome remete para a Quinta do Zagalo, propriedade agrícola da região datada do século XV, associando a influência árabe da palavra zagal, que significa jovem vigoroso, com o prefixo az, que é um feitor – celebra a autenticidade do povo da localidade e homenageia a antiga presença muçulmana no Alto Alentejo.
Totalmente recuperado, o boutique hotel, que é membro da gestora hoteleira Unlock Boutique Hotels, preserva muito bem a traça antiga, com a madeira, a pedra e o ferro em grande destaque, misturando-a com detalhes de decoração modernos e elementos naturais. Os 13 quartos e suítes, distribuídos por três pisos, têm dimensões generosas, e os espaços comuns, como a zona da piscina, outrora uma escola primária, e o alpendre da zona de refeições e a receção representam antigos espaços da casa senhorial, como a manjedoura e o fumeiro, respetivamente.
“Preservámos tudo o que conseguimos, desde paredes, portas, tetos… Foi um trabalho de cerca de dois anos. O projeto de decoração veio ao encontro de um denominador comum, a madeira, para unir tudo. Acho que foi uma feliz combinação. Queremos partilhar a autenticidade da casa e genuinidade do povo de Casa Branca”, frisa Gilberto Alves, diretor da unidade.
Aliás, o alpendre, com vista para a piscina, que é o refresco ideal para um dia de calor abrasador na região, é de paragem obrigatória, tanto para tomar uma bebida ou mesmo para uma refeição, desde o pequeno-almoço aos snacks, e também ao almoço e ao jantar, preparada com o cunho da chef Célia Delgado, com ingredientes locais e da cozinha alentejana.
Dicas úteis:
A Casa Az-Zagal é um bom ponto de partida para conhecer mais sobre o Alto Alentejo. Pode passar pelas vilas do Cano e de Avis, percorrendo a zona das muralhas, o Centro Interpretativo da Ordem de Avis, o Museu do Campo Alentejano ou a Fundação Abreu Callado.
Para apreciar a Natureza, vá ao Praia Fluvial do Clube Náutico, banhado pela albufeira do Maranhão, e beba algo. Não se vai arrepender da vista!
Uns quilómetros mais longe, em Estremoz, passeie pelas ruas da cidade branca e visite o castelo ou o Centro de Ciência Viva.
Onde comer:
Taberna da Muralha (Avis)
Tasca do Montinho (Alcórrego)
Mercearia Gadanha, Alecrim e A Cadeia Quinhentista (Estremoz)