Há 11 anos, Ana Viriato estreou-se em televisão. O gosto por programas em direto fê-la apaixonar-se pela apresentação e ainda hoje suspira pela chamada: “Ana, estás no ar!” Quando saiu da RTP, em 2013, fazia parte do Portugal no Coração, mas a ausência do pequeno ecrã foi curta. Um ano depois foi convidada para apresentar What’s Up? – Olhar a Moda, programa da RTP2 pelo qual ainda hoje dá a cara.
Foi em casa, na companhia do futuro marido, Ricardo Silva, da filha, Maria, de seis anos, e da enteada, Mariana, de 12, que Ana Viriato nos falou dos novos projetos profissionais, como um programa no YouTube e uma coleção de joias, mas também da harmonia familiar que a leva a desejar oficializar em breve a união de dez anos.
– A Ana estreou há um mês um novo programa no YouTube. Como surge este Viriato no Feminino?
Ana Viriato – Este projeto estava na gaveta há algum tempo. Trata-se de um programa com rubricas semanais de lifestyle, moda, fitness, viagens, beleza, num contexto divertido e de entretenimento. Como se fosse um programa de televisão, mas o veículo é o YouTube. Surge porque percebi que isto é realmente o que eu gosto de fazer. Depois de algumas tentativas para saber o que ando a fazer nesta vida, encontrei o meu lugar. Já investi muito de mim em vários projetos, nomeadamente num ginásio, porque gosto muito de educação física, mas a comunicação é a minha paixão. Felizmente, hoje existem outras plataformas, além da televisão, onde podemos testar conteúdos para depois usar, quem sabe, em meios mais oficiais.
– A Maria, a sua filha, também tem uma rubrica no programa. Foi ela que pediu para participar?
– O Quartinho da Maria é da inteira responsabilidade dela. Ela desenvolve-o com toda a liberdade. Confesso que no início estava apreensiva, mas rapidamente percebi que ela tem muito à-vontade com as câmaras e tem jeito. Enquanto isto for divertido para ela, poderá fazê-lo sem que isso altere as suas rotinas. E é engraçado que a Mariana, apesar de ser mais tímida, também já demonstrou vontade em participar.
Ricardo Silva – No início também tive dúvidas, mas reconheço que me surpreendeu a capacidade de comunicação da Maria, a forma desinibida com que faz aquilo. A rubrica tem uma função pedagógica, fácil e divertida. Enquanto ela gostar de a fazer, porque não?
– E qual a sua opinião sobre o novo programa da Ana?
– Apoio a Ana em tudo o que faz. Vê-se que é feliz a trabalhar em comunicação, como tal, estou sempre do lado dela. Mas sou bastante crítico em relação aos projetos que desenvolve. Por vezes exagero!
– Estão juntos há dez anos e percebi que o casamento está nos vossos planos…
– São dez anos repletos de bons momentos, bem aproveitados, e passaram muito depressa. Como em qualquer relação, também tivemos momentos mais difíceis, mas soubemos sempre superá-los. O casamento faz parte dos nossos planos, claro que sim, mas não temos data. Uma coisa é certa: terá de ser num local muito romântico, recheado de magia.
Ana – A acontecer, será longe, num sítio muito bonito e em modo lua-demel. Gostava de oficializar a nossa relação, mas o importante é que estamos bem, em harmonia. Estou num dos melhores momentos da minha vida a nível pessoal e isso é crucial para que possa dar o salto na minha carreira.
– A Maria e a Mariana têm uma boa relação?
Ricardo – A relação das irmãs é muito próxima, intensa e cheia de cumplicidade. Elas convivem quase diariamente, mas como têm idades muito diferentes nem sempre há harmonia e silêncio lá em casa. Quando a diferença de idades deixar de ser uma questão, não tenho dúvidas de que irão ser as melhores amigas.
Ana – A Maria tem uma adoração enorme pela Mariana. É ótimo vê-las juntas.
Ana Viriato em família: “Estou num dos melhores momentos da minha vida”
Ana Viriato e Ricardo Silva partilharam com a CARAS a vontade de oficializar a relação de dez anos. Maria e Mariana aguardam ansiosamente pela data.