O Piscapisca.pt é um stand diferente do que estamos habituados. Nativo digital, nascido em plena pandemia, foi um projeto pensado de raíz para “ser uma pedrada no charco” no negócio de compra e venda de carros usados. Daí a alegria das suas cores – fushia e azulão -, a associação ao êxito orelhudo de Ruth Marlene, “Pisca Pisca”, e toda uma nova abordagem ao mercado. “Esta pandemia veio criar novos hábitos nas pessoas. O paradigma da compra mudou: neste momento temos parceiros que entregam os carros em casa. A pesquisa é feita online, a pessoa escolhe, compra, trata do financiamento e paga o carro online. Mas recebe o carro em casa. É nessa altura que faz o test-drive”, explica à CARAS Paulo Figueiredo, diretor do Piscapisca.pt.
O projeto, criado pelo Banco Credibom – líder no financiamento de automóveis usados – foi pensado para apoiar o setor, muito assente em pequenas e médias empresas, muito pouco digitalizadas. Ciente das mudanças que estavam a ocorrer neste setor, a instituição de crédito estabeleceu uma parceria com a APDCA – a Associação Portuguesa do Comércio Automóvel –, que representa os comerciantes dos usados, para depois de ouvir os inputs dos profissionais da área contruír uma plataforma útil a todos.
O resultado foi um site, simples e intuitivo, acessível a todos, quer entendam ou não de carros, orientado para as necessidades do comprador. “Seja porque a família aumentou e precisa de um carro familiar, seja porque pratica surf e tem de ter espaço para as pranchas… Temos um quiz em que, através da resposta a 5 perguntas muito básicas, traçamos um perfil do condutor e recomendamos um conjunto de carros que se adequam a esse perfil. Para que, no fim de contas, se perceba que comprar um carro usado pode ser seguro, simples e fácil”.
Mas nada como sair à rua e ouvir os portugueses – e o que têm a dizer sobre a compra de automóveis online, sobre o seu perfil de condução, sobre quem percebe mais de carros.