

Se a ideia é passar umas belas férias na praia e disfrutar da boa vida ao ar livre e da boa gastronomia local, ou explorar a rota dos Pueblos Blancos que se estendem ao longo das montanhas aproveitando para fazer boas caminhadas a pé, ou ainda visitar os lugares da História que falam de califas imortalizados pela arquitetura mudéjar, a Andaluzia é a escolha certa. Nem é preciso perder o sono a decidir qual das três opções será a melhor, já que é possível juntá-las todas, acrescentar-lhes mais umas quantas e até, quem sabe, aprender alguns passitos de flamenco.

Huelva, Sevilha, Cádiz, Córdova, Málaga, Granada, Jaén e Almería, ao longo das oito províncias é possível encontrar uma grande diversidade paisagística temperada por um clima variado, desde o mais temperado junto à orla costeira ao mais árido da região de Almería e até mesmo a neve que, nos meses mais frios, leva tantos amantes dos desportos de inverno até à Serra Nevada. Quanto às praias, há muito por onde escolher, desde a Costa da Luz, banhada pelo Atlântico, à Costa do Sol, Costa Tropical e Almería, debruçadas sobre o Mediterrâneo.

E como nem só de beleza vive o visitante, por mais que esta lhe alimente a alma, a Andaluzia é também uma terra de mil sabores a descobrir, desde o ‘pescaíto’ frito de Cádis e Málaga, ao ‘jamón’ de Huelva e Córdova, passando pelos refrescantes gaspacho e o ‘salmorejo’ sem esquecer o mundialmente famoso azeite de Jaén ou os vinhos de Jerez de la Frontera (Cádis) ou de Montilla-Moriles (Córdova).

Lugares a visitar
Em férias não há obrigações mas, se a ideia fosse escolher apenas um monumento histórico para visitar, no topo da lista figura certamente a Alhambra, em Granada. Património Mundial da UNESCO, este é hoje um dos destinos mais procurados em toda a Espanha, pelo que se aconselha a compra dos bilhetes com antecedência.

Mas se a ideia é explorar mais a fundo a riqueza do património cultural andaluz, há muitas outras sugestões imperdíveis, como sejam a Catedral de Santa Maria, o Arquivo da Índias e o Alcázar em Sevilha, a Mesquita-Catedral, o centro histórico e a Medina Azahara em Córdova e, para quem gosta de pintura, o percurso dos museus em Málaga, terra natal de Picasso.

Para quem prefere o contacto com a natureza, sugerimos a visita ao Parque Nacional de Doñana, em Huelva, a maior área protegida de Espanha e, possivelmente, um dos melhores pontos de observação da vida selvagem de toda a Península Ibérica. Também é aconselhado fazer a reserva com antecedência.
Finalmente, e porque na Andaluzia a cultura também se dança fica aqui, por sugestão, um ‘link’ de seis rotas de flamenco que percorrem toda a região.

Para mais informações clieque AQUI.