
Em 1971, uma jovem publicitária norte-americana de 23 anos, chamada Ilon Specht, criou um slogan que revolucionou a forma como as mulheres se viam e como se sentiam dentro da sua própria pele. Um slogan tão poderoso que ainda hoje está em uso. Famoso em todo o mundo e em inúmeros idiomas. E que em 2025, ano em que faz 54 anos de existência, continua a inspirar mulheres de todas as idades e nacionalidades. Falamos da icónica frase “Porque eu mereço”, da L’Oréal Paris – o slogan que é usado há mais tempo no mundo, e por boa razão: é muito mais que uma frase, é um mantra feminista de emancipação e empoderamento.
Há mais de 50 anos, Ilon Specht fez uma declaração poderosa: que as mulheres importavam e valiam o investimento em produtos de beleza premium. “Because I’m Worth It”, na versão original, é um slogan transformador que inaugurou uma nova era do feminismo. Esta mensagem publicitária, criada por Specht para a linha de coloração de cabelos Préférence Hair Color, da L’Oréal Paris, foi a primeira a defender o valor de uma mulher. Ou seja, foi a primeira vez que a indústria da publicidade apresentou um slogan com uma mensagem que defende, diretamente, a autoconfiança das mulheres, inspirando-as a aceitarem a sua beleza e a afirmarem o seu valor. Ilon Specht criou um anúncio inovador, onde uma mulher falava diretamente para a câmara – algo nunca antes feito numa publicidade –, desafiando a perspetiva masculina sobre o conceito de beleza,

Para celebrar o legado deste manifesto feminista e prestar tributo a Ilon Specht, a L’Oréal Paris juntou-se ao famoso realizador Ben Proudfoot, vencedor de dois Óscares, para fazer um filme documental de 17 minutos que recorda a vida da redatora da agência McCann, que ousou desafiar as normas da sua época e levar a publicidade a um território onde nenhuma empresa de beleza ou publicitário masculino tinha ido antes. Do seu início no mundo da publicidade aos obstáculos que enfrentou como mulher na indústria, passando pela sua luta incansável pelo empoderamento feminino, Specht – que faleceu em abril de 2024, dois meses antes da estreia oficial do filme – deixa um emocionante testemunho final neste documentário impactante.
Hoje, a sua visão e legado continuam a inspirar gerações de criativos na McCann e a alimentar o espírito da L’Oréal Paris, incentivando mulheres em todo o mundo a acreditarem no seu próprio valor. O brilhantismo de Ilon Specht não só ajudou a definir a missão da marca, como também impulsionou um movimento global, encorajando as mulheres a definirem os seus próprios padrões de beleza. Sendo o slogan publicitário mais duradouro da história – traduzido para 40 línguas –, esta frase está hoje indissociavelmente ligada à marca número um de beleza no mundo, continuando a unir e a motivar mulheres em todo o planeta.
Produzido pela Breakwater Studios e Traverse 32, o documentário “The Final Copy of Ilon Specht” estreou no Tribeca Film Festival em junho do ano passado e venceu o prémio de Melhor Documentário Curta-Metragem nos festivais Lunenburg Doc Festival, Hot Springs Documentary Film Festival, Chelsea Film Festival e HollyShorts Film Festival em Los Angeles.
O filme será lançado nas plataformas TED e AMC+ a partir de 8 de março e já está disponível em streaming no Prime Video. Porque todas nós merecemos vê-lo.