Um must. O lifestyle hotel mais chique do Algarve, um segredo que vale a pena descobrir”, é desta forma que Graça e Gracinha Viterbo caracterizam o Bela Vista, recentemente intervencionado e agora considerado um dos destinos de luxo a visitar pelo prestigiado New York Times. A dupla do ateliê Graça Viterbo Interior Design explica o porquê desta distinção:
Caras Decoração – O que mais as inspirou nesta unidade de charme?
Graça e Gracinha Viterbo – Começámos por sentir o espaço, a vista, o mar, quisemos recriar o glamour de uma época, transformá-la com um toque de férias, relaxado, mas com uma nuance atual. Com a sua localização única e o mar a perder de vista, o desafio de poder recriar numa casa de final de século, de sabor especial, um espaço contemporâneo chique e confortável. Poder reinventar a história desta casa com passado, para que cada hóspede no presente a possa interpretar à sua maneira.
– Quais foram as linhas de força do projeto?
– O mix da modernidade com a tradição. “Miami meets Mediterraneo”. Anos dourados da Riviera dos anos 30 com o detalhe e o conforto do séc. XXI. E riscas, muitas e variadas riscas, com a inspiração de base nas barracas da praia misturadas com o azul de muitos e variados tons, quer do mar quer do céu.
– Quais as áreas melhor conseguidas?
– Estamos contentes com o resultado de todos os espaços, pois tivemos intervenção desde a arquitetura de interiores e novo layout de distribuição e aumento de quartos, suítes e WC no palacete, até às zonas novas e exterior. Existe uma linha condutora desde a entrada, passando pelas zonas públicas, hall, sala, bar, restaurante até aos quartos e terraços, ala nova, casa azul ou casa branca e SPA. Com predominância de base do azul português que também é o dos azulejos, dos painéis existentes na casa, ao azul aqua, misturado com amarelo ovo, encarnado ou verde maçã. Cores usadas de diferentes maneiras e em vários contextos. Materiais atuais como pastilha, monomassa ou microcimento para desmistificar a seriedade de outros existentes, caso dos azulejos e da madeira. Serenidade. Detalhe. Surpresa. Estas as palavras-chave que esperam os clientes do Bela Vista Hotel & Spa.
– Com tantos trabalhos de qualidade na área hoteleira, em vossa opinião, o que é mais importante na arquitetura de interiores de um hotel?
– Ouvir com muita atenção o cliente, estudar o local e o projeto que nos é entregue, o seu lado funcional e de rentabilização do espaço, pois não pode ser só o lado estético que conta. Passar então à parte criativa, à inovação e nunca apresentar o déjà vu. Mas o mais importante é mesmo o resultado, que surpreenda quem entra, o faça ficar e voltar! Preferimos criar tendências, não só segui-las. Gostamos de criar um estilo.
– O que distingue o trabalho do Viterbo Interior Design de outros ateliês de decoração? Podemos então falar em estilo?
– O que distingue o Viterbo Interior Design é o trabalho ter como base a qualidade, o rigor, a inovação e o profissionalismo e, por isso, ter os clientes que merece, como no caso deste hotel, onde a confiança depositada foi total. Conseguimos também ter resposta internacional. Temos uma estrutura de base sólida e uma equipa coesa treinada e especializada, que aliada à tecnologia torna as nossas criações possíveis. Uma expertise de 40 anos com saber de experiência feito, aliado a uma atualização e criatividade sem limites.
Cada projeto para nós conta uma história. Ouvimos o briefing do cliente para poder interpretá-lo da melhor maneira e criar algo pessoal e único: Viterbo Style.
Decoração: Cenários de charme
O prestigiado New York Times incluiu o Bela Vista Hotel &Spa, em Portimão, entre os 45 destinos de topo a visitar este ano. Recentemente intervencionado pelo Viterbo Interior Design, a unidade de luxo revela-se emblemática de uma nova tendência.