Em 1952, José Santos abre uma carpintaria perto de Santiago de Compostela, no norte de Espanha. Inicialmente dedicada à criação de diversos tipos de móveis, nos anos 60 a oficina especializa-se no fabrico de cozinhas. O sistema produtivo é melhorado, respondendo aos novos requisitos técnicos, e as instalações são ampliadas. A década de 70 revela-se determinante para a evolução da Santos: enceta-se a produção de módulos independentes, ficando para trás o fabrico de armários monobloco. Surge assim o conceito de cozinha modular. Destaque para a coleção Prima, em tons creme.
No decénio de 80, a marca expande a unidade fabril e adquire maquinaria tecnologicamente mais avançada. Além disso, inicia o fabrico de frentes em madeira. É lançada a cozinha Niros, em branco listado e freixo sapelly.
No início dos anos 90, amplia-se a paleta de materiais e acabamentos. Laminados e estratificados são combinados com várias orlas e surgem os lacados, texturados, brilhantes e em seda mate. A apresentação da série Mythos, a primeira com frentes sem puxadores, marca uma viragem em termos de estética. Desde então a Santos é reconhecida pela pureza e funcionalidade das suas propostas.
Resultado de um estudo aprofundado, o conceito de ‘bloco função’ veio revolucionar a arquitetura das cozinhas. Estas passam a estruturar-se em zonas diferençadas segundo a função (lavagem, arrumação, coação), de modo a facilitar o cumprimento das diversas tarefas e a economizar tempo. Em 1995 é divulgado o modelo Omnia, em branco antigo e faia natural.
A empresa duplica área de produção e investe em equipamento de ponta. Em 1999, aposta-se na otimização do espaços interiores. Substituem-se as tradicionais portas da zona inferior por gavetas, que, ao proporcionarem uma visão panorâmica dos objetos, agilizam o acesso aos mesmos. Uma inovação patente na coleção Marina, em ácer conhaque.
Em 2004, procuram-se materiais mais resistentes para o uso na cozinha e frentes lisas que facilitem a limpeza. Nasce assim a série Minos, com tampos, molduras e painéis de parede em aço.
A Santos realiza novos investimentos, em 2007, que permitem aumentar a capacidade produtiva e flexibilizar o fabrico de componentes. No sentido de tornar as tarefas mais fáceis, cómodas e rápidas, a marca desenvolve sistemas de abertura assistida para gavetas (cozinha Plano, 2009) e armários superiores (modelo Karmel, 2011), além de um sistema de portas de correr para armários em coluna (coleção Wood Natura, 2011).
Presente em 23 países, a Santos é hoje uma referência internacional em cozinhas, tendo criado um estilo próprio. Equilíbrio e depuração das formas, funcionalidade e ergonomia, qualidade e inovação são valores identitários da marca espanhola.
Sede: Santiago de Compostela, España; TEL.: 0034 981566448
Site: www.santos.es
Lojas: Mantovani, Homelab, Anselmo Santos e Dycuzi