Dar-o-nó. É esta a junção simples das letras que dão origem a Darono, uma marca cem por cento nacional que, através da união da arte do trabalho manual com a inovação, “dá lugar ao que de mais original o design pode oferecer”, explicam Fernanda Carvalho, Ana Freitas e Catarina Carvalho, autoras do projeto apresentado na Maison & Objet, em Paris.
As 32 peças, repartidas por oito linhas, apostam na cor e em materiais diversificados, mas elevam como elemento primordial um fio – fibra em poliéster e viscose – encorpado, que se compõe numa trança, dando lugar a artigos carismáticos. Acima de tudo, todos denunciam um lado prático e utilitário. “Esta matéria-prima tem como principais características ser antibacteriana, lavável e eco-friendly, reforçando a nossa preocupação com as questões ambientais”, defendem.
Como marca de design e Home Fashion Objects Portuguesa, a Darono diferencia-se, também, pela criação de produtos personalizados, sendo possível ajustar medidas e optar por uma das 19 cores disponíveis.
Em tempo de crise no sector da decoração, as três sócias decidiram arriscar. “O facto de termos lançado a Darono numa feira internacional, subentende a necessidade de validação desse risco e a procura pelo alcance de um mercado global”. O balanço dos seis meses de atividade é positivo.
Decoração: Um nó bem dado
A Darono, apresentada recentemente em Paris, alia a ousadia dos materiais com uma atitude ‘eco-friendly’.