No bairro de S. Paulo, em pleno coração da Baixa lisboeta, um primeiro andar com uma área de 140m2, composto por duas suítes, sala e cozinha. “A casa é do séc. XVIII, anterior ao terramoto, pois, durante as obras de recuperação, foram descobertas alterações na arquitetura de interiores feitas após 1755”, revela Isabel Soares. “Foi uma descoberta diária de situações a resolver devido ao estado degradado em que se encontrava o espaço”, prossegue a proprietária, que convidou a decoradora Benedita Seara a intervir e a assinar o projeto de decoração.
Entre as premissas do projeto, destaque para a criação de um espaço confortável que albergasse algumas (embora poucas) peças de valor sentimental, sem prescindir do bom gosto e das comodidades da vida moderna. “Tenho que dar os parabéns à Benedita pela sua sensibilidade em ter preservado o mais possível as características arquitetónicas da época e por ter introduzido o conforto e a alta tecnologia do séc. XXI”, observa. “Apesar do caos, quando vi a casa pela primeira vez, fiquei logo apaixonada. Tive a certeza de que o espaço iria transformar-se naquilo que é hoje em dia”.
O apartamento foi remodelado para atender às necessidades da proprietária. Logo, toda a parte interior foi organizada e reinterpretada, privilegiando uma planta simples e a transição natural entre os ambientes.
A composição vale-se de um contraste e encontro de estilos, entre clássico e contemporâneo (nos acabamentos, peças de mobiliário e elementos modernos aplicados à cozinha e às casas de banho que nada têm a ver com a época do edifício). A utilização de papel de parede, por exemplo, reforça a atmosfera atual e acolhedora do projeto.
Decoração: Fusão de estilos
Apartamento, totalmente recuperado, na Baixa de Lisboa, com decoração, entre o clássico e o contemporâneo, da autoria de Benedita Seara.