É o local de eleição de uma família para usufruir da natureza e de bons momentos de lazer. A moradia de tipologia T4, com uma área bruta de 284m2, é composta por dois volumes diferenciados e separados, tanto pelo volume de entrada como pelo jardim. No interior, estes corpos dividem igualmente diferentes zonas, uma mais privada, de quartos, e outra social, com acesso ao terraço exterior e piscina. Ainda na área social localiza-se um quarto/escritório, a cozinha e a sala que comunica com um pátio coberto e um espaço exterior de apoio à piscina. A cozinha pode ser parcialmente aberta para a sala de refeições e tem acesso a uma zona de tratamento de roupa e arrumação. No corpo privado estão quatro quartos, todos eles com WC privado e roupeiros. A suíte principal regista um pequeno duche exterior com jardim privativo.
A moradia localiza-se no Eco-Resort Tróia, do Grupo Pestana, tendo respeitado regras rígidas a nível de premissas para uma habitação sustentável. Minimizar impactos, utilizar materiais com reduzida pegada ecológica, racionalizar energias e recursos naturais foram alguns princípios-chave da intervenção. Preservar e valorizar os espaços naturais acabou por integrar a habitação na paisagem de sobreiros e pinheiros.
O projeto ficou a cargo dos arquitetos Rui Pinto Gonçalves e Susana Baeta, da RRJ Arquitectos, com a decoração de interiores de Madalena Roquette.
Decoração: Refúgio ecológico
Em Tróia, a envolvente semisselvagem determinou a construção de uma moradia para férias sustentável que racionaliza energias e recursos naturais. Pelo ateliê RRJ Arquitectos.