A localização privilegiada junto à Sé de Lisboa desta antiga construção do século XIX, típica da fase pós-terramoto, foi argumento suficiente para os proprietários deste apartamento (com 60m2) modernizarem o espaço com vista ao arrendamento de curta duração. O objetivo principal foi criar um cenário contemporâneo com alguns apontamentos clássicos, confortável e muito prático, onde os visitantes se pudessem sentir ‘em casa’.
Por isso, apesar da vertente comercial, nada aqui foi deixado ao acaso, toda a criteriosa remodelação procurou, antes de mais, respeitar o espírito do lugar, “queriam algo diferente do que se costuma ver neste tipo de apartamentos”, referem Paula Gomes e Sílvia Ramos, a dupla da Insight, empresa de design de interiores encarregue dos trabalhos. “Num mês de obras, fechámos portas desnecessárias, aproveitámos um espaço para closet, recuperámos o soalho antigo de casquinha, restaurámos a estrutura de gaiola pombalina existente, substituímos a cozinha e construímos portadas novas iguais ao desenho original”, referem.
Nasceu assim uma nova casa, tipo T1, com sala comum que integra zona de leitura, estar, jantar e dormir (o sofá pode ser adaptado a cama), um quarto agora beneficiado por um closet, cozinha e casa de banho.
Todas as peças de mobiliário foram desenhadas pela Insight, como é o caso das cadeiras encarnadas da sala, em palhinha manual. Estas peças foram conjugadas com outras, por exemplo, com o lustre e o espelho veneziano adquiridos em antiquários da Rua de S. Bento, em Lisboa.
Decoração: Lisboa antiga
Junto à Sé de Lisboa, um apartamento de 60m2 foi renovado pela Insight mantendo intactos traços de identidade e influências de séculos passados.