Piso radiante
O pavimento radiante é um complexo sistema de tubagens que liberta calor e é instalado por baixo do pavimento. É eficiente mas bastante dispendiosa a sua instalação. Há dois sistemas no mercado: elétrico e hidráulico. O primeiro é uma malha de resistências elétricas que apenas aquece. A opção hidráulica (tubos finos que deixam passar água) também podem arrefecer as casas durante o verão.
Aquecimento central
É uma opção muito confortável e aquela que lhe garante uma casa mais quente em todas as suas divisões. Mas os custos são elevados, não só de instalação como na fatura mensal de gás que terá de pagar.
Ar condicionado
Há diversas soluções no mercado para diferentes situações e bolsas. O ar condicionado continua a ter muitos adeptos, já que é um aparelho completo, eficiente e pode ser usado todo o ano, tanto para combater o frio como o calor. Ao longo do tempo, o investimento inicial pode ser dissipado pelo ganho em qualidade de vida.
Aquecedores a óleo e termoventiladores
São soluções de aquecimento populares mas menos eficientes. São as mais baratas, fáceis de transportar, mas demoram a aquecer a divisão, logo consumem muita energia, e podem ser barulhentos, no caso de alguns termoventiladores. O gasto energético é avultado, caso estes aparelhos estejam ligados durante muitas horas.
Lareiras e salamandras
Serão talvez as opções mais baratas do mercado e quando bem instaladas podem ser eficientes e amigas do ambiente, no caso de optar por aparelhos a pellets, por exemplo. Por outro lado, saiba que as emissões de lareiras a lenha são muito poluentes e nocivas para a saúde pelas partículas que ficam ssupensas no ar. Já as salamandras, nas suas diferentes versões, são mais compactas, exigem menos esforço de manutenção e o seu rendimento é superior.
Recuperadores de calor
São as alternativas mais sustentáveis e saudáveis, já que não emitem fumos para a casa e permitem uma maior percentagem de retenção de calor neste tipo de equipamentos. Opte por modelos a pellets.