Os cadeirões que o Papa Francisco e Marcelo Rebelo de Sousa irão utilizar durante a Jornada Mundial da Juventude, entre 2 e 6 de agosto, foram produzidos pela Fenabel, empresa nortenha instalada numa região com larga tradição no fabrico de mobiliário e, neste caso, especializada no fabrico de cadeiras. jornada mundial da juventude
Ao todo serão oito peças, seis delas irão acompanhar as duas personalidades pelos diversos locais onde se realizam as diferentes cerimónias e encontros desta Jornada Mundial da Juventude em Portugal.
Os cadeirões foram produzidos em madeira de freixo maciça com acabamento à cor natural, sendo que os tecidos, juntamente com os demais materiais selecionados, tiveram por base uma política sustentável.
Nos cadeirões onde o Papa se sentará foi bordado o seu brasão, assim como o brasão de armas nacional nos modelos destinados ao Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. Estas cadeiras têm um peso estimado de cerca de 28kg por unidade e uma altura de 1,25m.
Foi ainda solicitada à empresa que aplicasse uma estética tradicional e um conceito sustentável nestes cadeirões. Sendo já a Fenabel certificada e as madeiras por eles utilizadas de origem PEFC, os acabamentos e materiais, embora selecionados e propostos pela empresa, foram escolhidos a pensar nos utilizadores e nas suas necessidades particulares, tendo em conta cada caso específico, tal como a saúde e mobilidade do Papa Francisco, por exemplo.
E todos as peças foram desenvolvidas manualmente, com uma atenção especial ao detalhe. “Este evento vai ser um dos pontos altos do ano, se não o mais importante em Portugal, e a Fenabel tem todo o gosto em fazer parte deste momento único”, refere Mário Leite, CEO da Fenabel. jornada mundial da juventude