Em Lisboa, um projeto de interiores com carta branca
A sala apresenta mobiliário e tapete em lã com desenho da Viterbo ID.
Gracinha Viterbo e Miguel Vieira da Rocha, da Viterbo ID - Designer de Interiores, ateliê responsável pelo projeto.
Estante metálica com esculturas de Victor Marqué e candeeiro de teto de Serge Mouille.
Na parede, destaque para a peça, em madeira entrançada, da Cabinet of Curiosities by Gracinha Viterbo.
Área de biblioteca com estante feita à medida. Canapé em veludo de algodão da Bárbara Osório.
Mesa de refeições com tampo em mármore, cadeiras em madeira e palhinha, aparadores lacados e apliques de parede em latão e linho, tudo peças personalizadas e desenhadas pela Viterbo ID para o projeto. Candeeiro de suspensão Vertigo Nova, de Constance Guisset para a Petite Friture.
Destaque para os estuques de origem, habilmente recuperados, e pé-direito alto da divisão. Sobre consola em madeira pintada, da Viterbo ID, candeeiro de mesa em cerâmica, com abajur bordado, do Cabinet of Curiosities by Gracinha Viterbo. Na cozinha, bancos, em ferro e nogueira, da Gubi.
Equilíbrio entre passado e presente, aliando elementos de origem, como a antiga chaminé e os azulejos recuperados, a escolhas atuais e contemporâneas, dos armários de linhas simples, exaltando o branco, ao equipamento moderno. Os toques de madeira, aqui e ali, são leves contrapontos.
Na bancada de trabalho da cozinha, espaço reservado a pequenas refeições, com bancos altos em ferro preto e madeira de nogueira, da Gubi. Para completar, candeeiros de suspensão em vidro opalino, provenientes da loja Cabinet of Curiosities by Gracinha Viterbo.
Cama de dossel, em madeira lacada, com a assinatura da Viterbo ID, e suspensão da Pholc. Sobre aparador do Cabinet of Curiosities by Gracinha Viterbo, candeeiro em cerâmica vidrada, com abajur em seda vintage. Metade da parede foi pintada com tinta da Farrow & Ball.
Peças de mobiliário e aplique de parede, em latão e linho, com desenho da Viterbo ID. Sobre o pavimento, em madeira de tábua corrida, tapete, numa mistura de lã e sisal, com remate em tecido, da Tasibel.
Desenhada pela Viterbo ID em exclusivo para o projeto, a estrutura de mezanino, em madeira lacada, oferece espaço de dormir, arrumação (roupeiro) e área de estar criada em função das necessidades do utilizador.
A parte inferior da estrutura de mezanino, estilo beliche, recebe uma daybed personalizada, com desenho do ateliê Viterbo ID, estofada com tecido da italiana V&N Interiors. Na pintura, tintas Farrow & Ball.
A Viterbo Interior Design recebeu liberdade total para criar. Apostou numa paleta monocromática e eis o (feliz) resultado.
“Este apartamento, com cerca de 300m², estuques originais e pé-direito alto, inserido em prédio antigo recuperado, estava pronto a receber a decoração. Os proprietários, recetivos a ideias e à direção do estilo, confiaram 100% no projeto”, conta Gracinha Viterbo, da Viterbo Interior Design.
“Não houve nunca a dúvida, desde a primeira visita, de que este ia ser um projeto branco sobre branco, com delineamento de pretos em lugares concretos. Pela identidade e pelo estilo dos clientes (um casal com dois filhos), seria uma casa onde a luz, a calma e o conforto iriam residir em camadas de texturas, materiais claros e linhas tranquilas e calmantes”, continua a responsável pelo projeto.
“Existiu a intenção de não carregar no estilo clássico, de respeitá-lo, introduzindo formas atuais, mas não menos intemporais, e uma vontade de dar primazia ao espaço. As peças são, por isso, poucas e propositadamente grandes.”