Conforto. Para Gracinha Viterbo, “a sala de estar é provavelmente a estrela do projeto”. Sofá e mesa de centro desenhados e produzidos pela Viterbo ID. Móvel-bar de Kelly Wearstler. Maples da Ferm Living com tecido da Dedar.
Profissionais. A designer de interiores Gracinha Viterbo e o gestor Miguel Vieira da Rocha, parceiros na vida e no trabalho, lideram a Viterbo Interior Design. A empresa, sob a direção criativa de Gracinha Viterbo,é a responsável pelo projeto de renovação e design de interiores desta casa, localizada numa zona nobre do Porto.
A abordagem personalizada presente no projeto estende-se às peças desenhadas especialmente para o espaço. Caso do espelho da Viterbo ID. Consola Atlas, da marca londrina Sé. "O resultado é uma sala de estar confortável e de tons sóbrios, complementada por alguns objetos decorativos e jarras com flores, que lhe dão uma essência mais humana”, diz Gracinha Viterbo.
Entre os objetos selecionados destaque para a coleção de cerâmica do francês Victor Marqué, ao fundo, no móvel da TV, e para as peças decorativas da Cabinet of Curiosities by Gracinha: jarra em vidro de Murano, cestinha portuguesa feita à mão e peça cerâmica na mesa de apoio da Viterbo ID, junto ao sofá, que conta ainda com candeeiro da Porta Romana. A mesa de centro é assinada pela Draga & Aurel.
Amplitude. A sala conduz o olhar para a parede decorada com mural em gesso, criado pela artista portuguesa Iva Viana, que, segundo Gracinha Viterbo, “complementa na perfeição este espaço especial, tornando-o fantástico e único”.
Escultural. As escadas, elemento arquitetónico impactante, unem a sala ao piso superior e inferior (cave). A passadeira, projetada e executada pela Viterbo ID, foi feita à mão e aplicada degrau a degrau, “de forma a manter o efeito da luz indireta a sair de cadaum deles”.
Casa de jantar. Espelho, mesa de refeições e cadeiras desenhadas e produzidas pela Viterbo ID. “Os clientes valorizam peças únicas, feitas à mão, por isso fizemos questão de lhes apresentar exatamente isso neste projeto”, conta a designer de interiores.
As jarras sobre a mesa são da Cabinet of Curiosities by Gracinha.
Na parede, painel criado pela Viterbo ID com seda da marca De Gournay. O aparador foi uma das descobertas da designer nas suas viagens. "Os tons neutros escolhidos para cada divisão foram criados para induzir uma sensação de fluidez e harmonia,em combinação com a luz oriunda do exterior”, frisa Gracinha Viterbo.
O home office desenhado de raiz é uma ‘caixa’ aberta, em vidro, que valoriza as formas simples. Poucos e bons elementos, caso das secretárias e estantes da Viterbo ID, compõem o ambiente, assim como os objetos da Cabinet of Curiosities by Gracinha. Na secretária, à esquerda, candeeiro da Porta Romana.
O escritório duplo, outrora dois quartos, situa-se no piso superior e ganhou leveza visual, assim como luz natural, graças à solução envidraçada encontrada. “Espaço aberto e transformado num escritório his & her. A subtileza do masculino/feminino está nos detalhes dos materiais, foram também pensados pormenores personalizados conforme a forma de trabalhar de cada um”, refere a designer.
No escritório, um recanto de estar/leitura que destaca a atenção dada aos detalhes.
Suíte. A paleta de cores neutras e suaves remete para uma sensação de paz e tranquilidade. O conforto é reforçado pelos tecidos naturais eleitos, caso da manta em caxemira da Loro Piana.
Sobre a secretária, destaque para obras criadas por Victor Marqué, artista francês residente no Porto que combina pintura e cerâmica (peça azul).
A cabeceira de cama e as mesas em madeira e palhinha exemplificam a aposta do estúdio na personalização das peças. Candeeiro em estuque da Porta Romana. "O projeto contém várias peças criadas à medida, desenhadas e personalizadas pela Viterbo ID exclusivamente para este projeto”, revela Gracinha Viterbo.
No quarto de uma das filhas do casal de proprietários, a cabeceira, em madeira clara e de linhas retas, desenhada pela Viterbo ID, ‘esconde’ uma área de estudo estrategicamente criada atrás da cama.
Além da área de estudo, o quarto inclui uma zona de estar composta por um sofá curvilíneo, da Viterbo ID, que, confortável, convida a uma pausa, a receber amigos ou ao convívio familiar.
Casa de banho. Valorização dos pormenores, dos apliques de parede selecionados para o projeto às matérias utilizadas. “Materiais como a madeira e o mármore são essenciais em cada um dos nossos projetos, e neste não foram exceção”, sublinha Gracinha Viterbo.
No quartode uma das filhas dos proprietários, cabeceira com rebordo ondulado, desenhada e produzidapela Viterbo ID. Nos têxteis, a escolha recaiu sobre o linho e o algodão.
O quarto inclui uma zona de estudo com mobiliário selecionado pela Viterbo ID. O candeeiro de suspensão, em vime, adiciona um toque artesanal ao ambiente.
Hóspedes. Localizado no piso térreo, o espaço reservado às visitas conta com cabeceira forrada a tecido, desenhada e produzida pela Viterbo ID. As almofadas, em tecido da Pierre Frey, remetem para o estilo Art Déco presente na arquitetura da casa.
Conforto. Para Gracinha Viterbo, “a sala de estar é provavelmente a estrela do projeto”. Sofá e mesa de centro desenhados e produzidos pela Viterbo ID. Móvel-bar de Kelly Wearstler. Maples da Ferm Living com tecido da Dedar.
Conforto. Para Gracinha Viterbo, “a sala de estar é provavelmente a estrela do projeto”. Sofá e mesa de centro desenhados e produzidos pela Viterbo ID. Móvel-bar de Kelly Wearstler. Maples da Ferm Living com tecido da Dedar.
O projeto de renovação e design de interiores, assinado pela Viterbo Interior Design, alia-se ao estilo arquitetónico Art Déco da residência.
A casa, com 550m² distribuídos por três pisos, conta com projeto de renovação e design de interiores da Viterbo Interior Design, sob a direção criativa de Gracinha Viterbo. “Inspirámo-nos no ambiente envolvente e no estilo de vida dos clientes (um casal com duas filhas, três cães e dois gatos) para conceber um espaço sereno, elegante e convidativo”, conta a profissional.
“Houve necessidade de fazer algumas mudanças estruturais para, por um lado, deixar entrar mais luz natural e, por outro, melhorar a funcionalidade de alguns espaços, como o hall, que não existia, e o escritório duplo, criado a partir de dois quartos fechados”, continua Gracinha Viterbo.
“A intervenção procurou criar uma atmosfera calma, inspirada pelaautenticidade do saber-fazer português. Incorporámos tons neutros e texturas suaves para conseguir um ambiente descontraído, mantendo em mente o total conforto dos utilizadores. Cada nuance de cor foi escolhida deliberadamente para alcançar a estética desejada.” E que estética é essa? “Contemporânea, de caráter intemporal.”
A sala é eleita a divisão preferida da casa. “A escada escultural traz harmonia e estilo à área, criando um equilíbrio perfeito. O painel da Iva Viana complementa na perfeição este espaço especial, tornando-o fantástico e único.”