Quando os poucos metros quadrados disponíveis numa casa são um problema, são sempre bem-vindas pistas para tirar o melhor partido das casas mais pequenas, sobretudo para que elas pareçam maiores. Aqui lhe deixamos seis sugestões para contrariar a habitual falta de espaço.
Cor ou a sua ausência
Espaços monocromáticos aumentam a sensação de espaço. Apostar numa tonalidade, de preferência clara, não polui o olhar.
Grandes volumes
Numa divisão com os metros quadrados contados, pode parecer uma contradição escolher mobiliário de grande dimensões. Nada de errado, móveis grandes e bem selecionados fazem maravilhas. Pelo contrário, muitas peças e acessórios, dispersas por todo o lado, confundem a visão e aumentam a sensação de pouco espaço.
Poucos móveis
E já que a intenção é que a divisão pareça mais ampla, menos é de facto mais. Invista só no mobiliário indispensável, que seja estratégico e mesmo necessário. Ganha em funcionalidade e metros quadrados.
Circulação
Elimine obstáculos, com mobiliário que na realidade não faz falta. Deixe espaço livre para dar a sensação de que aquela sala é maior do que na realidade é.
Iluminação
Uma adequada disposição da luz é um dos métodos mais eficazes para otimizar o espaço numa casa. E há várias maneiras de o fazer. A luz natural deve ser prioritária. Esqueça cortinas, deixe a luz entrar sem obstáculos.
Espelhos
Sem parecer demasiado fora de moda, a aplicação de espelhos nos lugares certos, amplia a divisão, já que oferecem uma visão mais extensa do espaço.