Quem são Yael Mer e Shay Alkalay?
Somos um casal, tanto na vida como no trabalho, movido por novas ideias e soluções. Yael consegue transformar materiais planos em superfícies tridimensionais, combinando a habilidade de um alfaiate e a de um matemático. Shay tem uma predileção por mecanismos, movimentos e princípios, mas também por cores e padrões. Interessa-nos a relação entre padrões bidimensionais e formas tridimensionais.
Como surge a vossa colaboração?
Conhecemo-nos na Academia Bezalel de Artes e Design, em Jerusalém. Mais tarde, mudámo–nos para Londres para estudar no Royal College of Art. Após a formatura, concluída em 2006, fomos convidados, juntamente com um amigo da faculdade, a participar num projeto na China: criar uma coleção de acessórios de viagem. Foi a primeira vez que colaborámos profissionalmente, nascendo, nessa altura, o nome do nosso estúdio de design. Fundámos o Raw-Edges, sediado em Londres, em 2007.
Qual é a vossa abordagem ao design?
Para nós, a função do design é tornar a vida o mais interessante e confortável possível. Interessa-nos a forma como as coisas são feitas e usadas. Acreditamos que os objetos, com vestígios de produção, têm mais caráter e gostamos de repensar ideias e sistemas, tentando apresentar novas soluções. O design é esse ponto de encontro cristalizado de conceitos, métodos, processos lógicos e a tentativa incessante de trazer alegria.
Existe um estilo que defina o vosso trabalho?
Não lidamos com questões de estilo, olhamos para o cerne de cada projeto e tentamos repensá–lo. A linguagem visual dos nossos trabalhos é frequentemente o resultado de uma descoberta, de um processo experimental. Estamos mais interessados em gerar novas ideias… Exemplo disso são os nossos projetos para a Louis Vuitton, assentes numa nova geometria marcante.
Qual é a vossa criação mais bem-sucedida?
Obviamente, a cómoda Stack (para a Established & Sons). Ganhou muitos prémios de design e foi incluída nas coleções permanentes de vários museus. Destaque ainda para o pavimento projetado para o showroom da Stella McCartney, projeto que levou à criação da técnica Endgrain, e coleção Tex (azulejos para a Mutina). Estamos muito felizes com a colaboração com a Louis Vuitton, pois dá-nos uma enorme liberdade escultural, e o sucesso do sofá desenvolvido para a Cozmo.
Quanto tempo levam a criar um produto?
Muito tempo… Sentimos sempre que é como se fosse a nossa primeira vez! Devido à natureza do nosso estúdio e trabalho exploratório, levamos muito tempo a tentar desenvolver um princípio e, muitas vezes, acaba por ser frustrante, pois temos uma paciência muito limitada e desejamos que as coisas tivessem acontecido mais rapidamente.
De onde vem a inspiração?
Normalmente, a inspiração vem quando começamos a trabalhar num projeto. Somos muito práticos. Não trabalhamos com moodboards nem tentamos fazer uma nova interpretação de algo já existente. Também somos inspirados por princípios matemáticos, métodos de fabricação, tradicionais e contemporâneos, e pelas características dos materiais com os quais trabalhamos.
FOTOS: cedidas
Entrevista publicada na edição 321 da Caras Decoração