A visita oficial do presidente francês e da sua mulher, Carla Bruni, ao país vizinho só começa amanhã, mas ambos já sabem que vão ser distinguidos pelo governo espanhol. O Conselho de Ministros anunciou na passada sexta-feira, dia 24, que Nicolas Sarkozy e Carla Bruni vão receber uma das distinções mais importantes antigas de Espanha, o colar da Ordem de Carlos III. Por norma, a jóia é atribuída a pessoas que tenham prestado "serviços extraordinários à Nação", pelo que a rainha Sofía foi a primeira mulher a ser condecorada com este prémio.
O governo espanhol quis aproveitar a visita de Estado, por ocasião da cimeira hispano-francesa, para atribuir o galardão, bem como oferecer uma edição de luxo da Constituição do país, ao casal presidencial francês.
Note-se que para esta distinção terá contribuído certamente o envolvimento de Carla Bruni em causas solidárias, até porque recentemente a primeira-dama revelou a criação de uma fundação para ajudar os franceses mais necessitados. Este projecto tem como objectivo democratizar o acesso à cultura, para todas as classes sociais, tal como explicou a ex-modelo e cantora à revista francesa La Tribune et Moi.