Foi numa cerimónia simples mas emotiva que
Sofia Jardim e
Domingos Amaral baptizaram a filha,
Leonor, de quatro meses, na Igreja de Alcântara, no passado dia 11. Os pais do jornalista,
Maria José e
Diogo Freitas do Amaral, e a irmã,
Filipa Freitas do Amaral, uma das madrinhas de Leonor, foram os primeiros a chegar, e não esconderam a satisfação por verem o membro mais novo da família iniciar a sua vida cristã. "
Este é um dia muito feliz, pois o baptismo faz parte da vida e é algo muito importante para mim. Já estava muito satisfeito com quatro netos, mas agora, com cinco, estou ainda mais. A Leonor é muito querida, vai ser uma menina muito bonita e espero que também muito feliz e realizada", desejou o ex-ministro. Já Maria José Freitas do Amaral acrescentou: "
Este é um dia de alegria numa família. Não fico nada nervosa, mas, sim, feliz por ver mais um dos meus netos a ser baptizado."
Minutos depois chegou Leonor acompanhada pelos pais e pelos irmãos,
Duarte e
Carolina, filhos de Domingos. Foi com o mesmo vestido que a mãe foi baptizada e que pertence à família há várias décadas que Leonor recebeu o primeiro sacramento. "
Gostava que ela fosse baptizada com este vestido e mantivesse a tradição. Queria que ela fizesse parte da família de Deus, pelo menos por agora. Faz sentido ela ter sido baptizada com esta idade e conforme for crescendo ir fazendo o crisma e a comunhão. Depois, depende dela seguir ou não com a religião católica", contou a relações-públicas.Como seria de esperar, nem Sofia nem Domingos conseguiram esconder as emoções.
"Quando o padre começou a celebrar a missa e o Domingos leu a leitura que preparou, fiquei bastante emocionada e com uma lágrima no canto do olho. Foi muito bonito", partilhou Sofia. "
Foi um momento muito bonito e especial, pois há de facto uma sensação diferente numa cerimónia religiosa. Não sei bem explicar, mas sinto que o baptismo é algo que tenho de fazer aos meus filhos. Tenho uma educação católica e sinto que preciso de lhes transmitir isso. Há toda uma tradição familiar em torno deste dia que o tornou mais especial", justificou o pai.
![Sofia Jardim com a filha Sofia Jardim com a filha](iv/0/50/602/sofia-jardim-com-a-filha-4197.jpg)
À madrinha Filipa Freitas do Amaral juntou-se
Inês Jardim, e ambas estavam muito orgulhosas com o convite, mas também cientes da sua importância. "
Tenho uma dupla responsabilidade enquanto tia e madrinha. Tive uma educação católica e esta é uma cerimónia importante, com um valor acrescido por ser madrinha", explicou a irmã de Domingos.
Por seu lado, a prima de Sofia confessou que se sentiu sensibilizada pelo convite:
"Ser madrinha é uma grande responsabilidade e até chorei de emoção quando recebi o convite, pois não estava nada à espera."
Extremamente católica,
Patuxa Jardim, avó materna de Leonor, revelou o quanto este momento era importante para si. "
Era o que mais queria, baptizar a Leonor rapidamente. Graças a Deus agora estou muito mais satisfeita e aliviada."
Após a cerimónia, os convidados reuniram-se no La Villa, onde se juntaram alguns amigos de Domingos e Sofia para uma festa que celebrou também a união do casal.