Apesar de já ter servido banquetes a personalidades como a rainha Isabel II, o Papa João Paulo II, Ronald Reagan ou George Bush, Joana Mayer, autora do livro de receitas Receber com Estilo, garante que a melhor forma de receber bem é apostando na simplicidade. Desde muito cedo desenvolveu os seus talentos gastronómicos, muito por responsabilidade da sua mãe, Maria Joana de Melo Osório de Menezes Pita, que sempre lhe ensinou a arte da boa mesa e com quem aprendeu "que não se deve arriscar quando se recebe pessoas em casa. Nessas ocasiões só se deve fazer o que se sabe garantidamente, nem que seja um ovo estrelado".
Foi com a simpatia que lhe é característica e com o brilho no olhar típico de quem se sente realmente realizado numa determinada área, neste caso, a gastronomia, que Joana Mayer deu algumas dicas e conselhos para que os leitores da CARAS possam receber com estilo na noite de Natal: " É importante, principalmente nesta quadra festiva, ter vontade de cozinhar para os outros, ter o prazer da boa mesa, mas também de receber com gosto. Esta é uma altura de grande azáfama, e o que faço nesta altura é pensar em pratos que sejam fáceis, mas que surpreendam, visto que é uma refeição mais cuidada. O fundamental é escolher coisas que se possam fazer com antecedência, para que no próprio dia tenha somente de se pôr a mesa, que já ocupa bastante tempo. O ideal é deixar o mínimo possível para fazer na noite de Natal, para que o stresse não acabe por estragar a quadra."
Joana defende que é necessário manter a tradição e, como tal, é indispensável ter na mesa de Natal " um prato de bacalhau, uma canja de galinha do campo, sonhos e papos de anjo. Não gosto de coisas muito sofisticadas, mas sim tradicionais e bem feitas. Qualquer prato bem feito é tão bom como o mais sofisticado prato do mundo".