Foi em Moçambique, mais precisamente na foz do rio Zambeze, que Filipe Faísca nasceu, há 45 anos. Aos dez anos veio para Portugal. Passou a infância em Vila Real de Santo António mas foi em Beja que viveu a sua juventude.
Cedo começou a mostrar inclinação para o mundo da moda. Este talento que descobriu fez com que se mudasse para Lisboa para se aperfeiçoar. Estudou na António Arroio e formou-se em design de Moda no IADE.
De 1985 a 1987 e de 1994 a 1995 participa nas Manobras de Maio. Em 1991 estreia-se na ModaLisboa com uma primeira colecção. Desde logo recebeu palmas, mas preferiu afastar-se.
Trabalhou como assistente do gabinete de estilismo de Ana Salazar. Mais tarde inicia-se na concepção de figurinos para ópera, teatro e dança. Assinou inúmeros figurinos de algumas peças de teatro como Othelo, Estudo para Ricardo III – Um Ensaio sobre o poder, entre muitas outras. Aventurou-se também na criação do guarda-roupa para alguns filmes, nomeadamente Adão e Eva, de Joaquim Leitão.
15 anos depois regressa à ModaLisboa. O resultado não poderia ter sido melhor: sala cheia e o público a aplaudir de pé. A imprensa não lhe poupou elogios.
Paralelamente à criação de colecções, dedica-se actualmente à concepção de vitrines para a Hermès, instalada no Chiado e para a Fashion Clinic, na Avenida da Liberdade. É também responsável pelas fardas de alguns dos mais conceituados restaurantes de Lisboa, criou as fardas do staff da discoteca Lux e do Hotel Bairro Alto, entre muitos outros espaços.
Atelier:
Calçada do Combro, 99
Lisboa
VEJA A ÚLTIMA COLECÇÃO DO ESTILISTA: