Com Arena, João Salaviza já tinha ganho um prémio no IndieLisboa, em Maio de 2009. Foi seleccionado para fazer parte do Festival de Cinema de Cannes que considerou este filme a melhor curta-metragem da competição. Para João Salviza, que nasceu em Lisboa, a 19 de Fevereiro de 1984, o seu filme estar em Cannes já era uma vitória.
Mas, a Palma de Ouro foi-lhe entregue. Foi o realizador mais jovem de sempre a ganhar este prémio. Viveu quinze minutos de fama, tantos quantos tem a curta-metragem. Foi aplaudido, fotografado, entrevistado pela Imprensa mundial. Recebeu os parabéns do Presidente da República, do Ministro da Cultura. Saboreou a vitória e momentos depois desceu à terra. Nunca se deixou deslumbrar.
O filme Arena, que já tinha sido inicialmente recusado para estar no Festival de Berlim, foi também a única produção portuguesa presente no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova Iorque.
Antes deste filme, o realizador, de 26 anos, só ainda tinha feito uma curta quando ainda andava na faculdade: Duas Pessoas, com a qual ganhou um prémio na altura.
PARA VOTAR EM JOÃO SALAVIZA: 760 20 70 06