É filho de cabo-verdianos mas nasceu, a 20 de Abril, de 1984, na Costa do Marfim, onde o seu pai trabalhava. Tinha cinco anos quando a família se mudou para Portugal. Foi viver para Odivelas, onde a sua família se cruza com João Ganço, antigo recordista nacional de salto em altura, que morava no mesmo prédio. João Ganço reparou nas potencialidades de Nelson Évora e passou a ser seu treinador pessoal, até hoje.
O atleta começou pelo salto em altura mas uma lesão fê-lo mudar a direcção do salto. Passou para o salto em comprimento e triplo salto. Com 18 anos consegue nacionalidade portuguesa e defende as cores da bandeira nacional no mundo. Começa a bater recordes e a ganhar medalhas. Torna-se campeão do mundo de triplo salto e ganha o ouro em Pequim.
Em 2009 foi o primeiro em triplo salto nos Jogos da Lusofonia. Levou também a medalha de ouro no campeonato Mundial de Belgrado e ainda se sagrou vice-campeão de triplo salto no Mundial de Berlim, o que o faz estar neste quadro de honra a ‘disputar’ o Globo de Ouro para melhor desportista masculino.
VEJA PARTE DO TRABALHO DO ATLETA: