A sua cidade-berço é Guimarães. Sofia Escobar era tímida e, por isso, foi pela mão do seu pai que entrou para um grupo de teatro amador, com o objectivo de se tornar mais expansiva e comunicativa. Ficou fascinada. A partir daí nunca duvidou que o seu futuro iria passar pelos palcos.
Assim, quando terminou o 12.º ano e chegou a hora de escolher a área a seguir, não hesitou. Foi atrás do seu sonho. E para isso escolheu uma das escolas de música e representação mais prestigiadas do mundo: a Guildhall. As provas de admissão foram superadas com distinção, o que lhe valeu estar isenta de propinas. Ainda assim, precisou de trabalhar como empregada de mesa para ter alguma independência financeira.
Entrou em Fantasma da Ópera, depois de ter respondido a um anúncio e depois ter prestado inúmeras provas de que seria capaz de interpretar Christine Daaer. Seguiu-se o papel de Maria em West Side Story. E foi esta sua interpretação que a levou a ser candidata a Melhor Actriz de Teatro Musical, atribuído pelo portal britânico Whatsonstage, uma nomeação na mesma categoria para um Laurence Olivier e ainda o prémio revelação da Fundação Luso-Brasileira.
Neste momento, a actriz encontra-se a fazer uma digressão mundial de West Side Story que está prevista terminar em Maio.
Um dos seus projectos é vir para Portugal mostrar o seu talento.
PARA VOTAR EM SOFIA ESCOBAR: 760 20 70 08
VEJA PARTE DO TRABALHO DA ACTRIZ: