![Pilar del Rio](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/02/771282Pilar-del-Rio.jpeg)
Pilar del Rio
Natacha Brigham
Desde que
José Saramago morreu, em junho,
Pilar del Rio tem participado em várias homenagens que têm sido feitas ao escritor, perpetuando, assim, a sua memória. Aliás, dar forma a alguns projetos que o Nobel da Literatura já tinha idealizado parece ser agora a grande prioridade da antiga jornalista, que já mudou a sua residência de Lanzarote para Lisboa, onde está a sede da Fundação José Saramago. "
Já estou a viver em Portugal. Já tinha vivido cá durante anos, depois compatibilizámos Lanzarote com Lisboa e agora cá estou de novo. Estamos aqui para trabalhar na fundação e
realizar quantos projetos temos na cabeça e no coração. Também eram projetos de José Saramago", partilhou Pilar com a CARAS, momentos antes de apresentar o mais recente livro de
João Tordo,
O Bom Inverno, na Ler Devagar, na LX Factory, em Lisboa.
Apesar de estar muito empenhada nos projetos que o futuro lhe reserva, o passado e os anos que viveu ao lado do escritor continuam bastante presentes no seu dia-a-dia: "
A dor e a doença passaram e o futuro só pode estar à altura da sua memória. Continuo a viver como se José Saramago estivesse presente. Continuo a trabalhar. José Saramago é um projeto de vida."