O LIVRO
"Cem Anos de Solidão"
Li-o há três anos. Aliás, não o li, devorei-o. Foram quatro dias de grande ansiedade para descobrir como terminava a história da família Buendía. Foi uma verdadeira viagem ao sentido da vida e da morte. Fez-me questionar muita coisa e redefinir o meu conceito de liberdade. Todos nós vivemos amarrados a grandes árvores, ainda que nos pensemos livres.
O DISCO
"Niña de Fuego"
De Concha Buika. Rendi-me à voz desta cantora e compositora espanhola, com raízes na Guiné Equatorial, em 2008. Gosto da verdade com que se entrega, inteira, à sua música e ao seu público. Tem uma voz poderosa e usa-a para contar histórias. A sua história. Canta com alma e faz-se acompanhar por excelentes músicos, que misturam o flamenco e o jazz de forma sublime. Quando Buika sobe ao palco, tudo o resto deixa de existir. Ela, o seu sorriso e a sua voz bastam-nos.
O BAR
Fizz Beach Bar
Não tenho o hábito de sair à noite, mas, quando o faço, gosto de frequentar espaços com boa música e boa gente. O Fizz Beach Bar, além de estar muito bem situado, em Carcavelos, na praia, com o mar como fundo, é o local ideal para começar a noite cedo, com um belíssimo pôr-do-sol e uma excelente seleção musical, a cargo de Miguel Simões.
O RESTAURANTE
2780 Taberna
Descobri este cantinho em Oeiras durante as gravações do Prova dos 3 (programa da RTP) e fiquei fã. Do espaço, da comida e do conceito em si. Ali, a nossa única responsabilidade é a escolha das bebidas, tudo o resto fica a cargo dos taberneiros. Não decidimos o que vamos comer, a ementa, que muda de 15 em 15 dias, já está definida. Só temos de estar disponíveis para sermos surpreendidos por novos sabores e desfrutar do convívio.
A PRAIA
Portinho da Arrábida
O caminho para lá chegar é tortuoso, mas a praia que se esconde no seio da Serra da Arrábida justifica o sacrifício. Lembro-me de fazer grandes piqueniques com a família e amigos e de pensar que aquela praia era só nossa. Rebolava nas dunas e, feita croquete, dava um mergulho destemido naquelas águas frias… Liberdades de quem tem cinco ou seis anos!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.