FOTOS:
Reuters
No último sábado, a Academia de Hollywood organizou mais uma entrega dos Governors Awards, durante a qual são homenageados aqueles que se destacam pelo trabalho desenvolvido ao longo das respetivas carreiras ligadas à sétima arte. Tal como no ano passado, esta entrega destes galardões honoríficos decorreu separada da grande noite da cerimónia dos Óscares, cuja data ainda se desconhece.
Francis Ford Coppola, de 71 anos, recebeu o prémio Irving G. Thalberg, criado em 1937, "pelos seus sucessos ao longo da vida, a sua contribuição extraordinária à indústria cinematográfica e o serviço excecional prestado à Academia".
Aos 94 anos, o ator Eli Wallach recebeu o prémio pela sua participação em mais de 50 películas – entre elas The Magnificent Seven, The Godfather e The Good, The Bad and The Ugly – e por ter trabalhado com realizadores de renome como Clint Eastwood, John Ford, Francis Ford Coppola e Michael Douglas, entre outros.
Já Kevin Brownlow viu o seu desempenho como historiador ser reconhecido.
O realizador francês Jean-Luc Godard, de 79 anos, também foi distinguido durante a gala, mas não se deslocou aos Estados Unidos para receber o prémio.
Esta cerimónia vem, assim, abrir oficialmente a época de entrega de prémios do cinema, que terminará com a grande gala de atribuição dos Óscares. Mas antes ainda terá lugar mais uma edição dos Emmy Awards e dos Golden Globe Awards.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.