![Lançamento de Ukuhamba – Manhã de África](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/02/772134Lan%C3%A7amento-de-Ukuhamba-%E2%80%93-Manh%C3%A3-de-%C3%81frica-.jpeg)
Lançamento de Ukuhamba – Manhã de África
D.R.
FOTOS:
Catarina Larcher
Miguel Sousa Tavares lançou mais um livro, desta vez na companhia do filho mais novo, Martim, de 19 anos, filho da jornalista Laurinda Alves. Ukuhamba – Manhã de África nasceu de uma viagem que os dois fizeram àquele continente: o mais novo tirou as fotos, o pai descreveu as sensações. O jornalista explicou como surgiu a ideia: "Foi no dia 7 de abril de 2009. Oito dias antes tinha sido operado a um tumor na cara. Não sabia se era maligno ou benigno (…), havia 50% de hipóteses de correr mal (…). Nesse dia fui tirar os pontos e saber o resultado da análise do tumor. Era benigno (…) Lembro-me de sair do hospital e pisar o chão como uma criança que experimenta os primeiros passos (…) Nesse instante soube que nada é mais extraordinário do que estar vivo (…) A conduzir de volta para casa, soube que tudo aquilo exigia uma celebração. E essa celebração era um sonho meu, levar os meus três filhos a África (…). Apenas o Martim pôde vir."
Martim, de 19 anos, estudante de Ciências Musicais, conta: "Trabalhar com o meu pai foi fácil, só tivemos uma divergência quanto à montagem final." Hoje em dia, um e outro vivem juntos: "Neste momento dividimos a mesma casa. Eu ocupo o andar de baixo e o meu pai o de cima. Posso dizer que eu sou o mais desarrumado, porque tenho mais coisas", revelou ainda.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.