Depois de 17 anos de casamento, do qual nasceram dois filhos,
Filipe, de 16 anos, e
Hugo, de onze,
Rute e
Rui Costa decidiram separar-se. Contactado pela CARAS, o diretor desportivo do Benfica declarou:
"São assuntos privados que gostaria que as pessoas respeitassem. O mais importante é falar de uma relação de respeito e de afeto que se mantém e que assim vai continuar. Foram 17 anos e é evidente que isso é uma história que se vai manter." A rutura aconteceu há cerca de um mês e meio e Rui Costa não aponta uma causa específica:
"Todas as relações passam por momentos melhores e outros menos bons. O nosso caso não é diferente. Tomámos essa decisão de comum acordo, mas, como já disse, mantêm-se o afeto e o respeito."Comunicar a decisão aos filhos não foi fácil, assume o antigo futebolista.
"É sempre um momento delicado e, apesar de sabermos tratar-se de um momento triste para eles, como é evidente, entenderam e, seguramente, vão ajudar-nos a dar à nossa vida alguma normalidade! São a nossa principal preocupação. Eles sabem que vão continuar a ter o pai e a mãe ao seu lado, apenas de uma forma diferente."A separação pouco alterou a rotina de trabalho de Rui Costa, que ali encontra, aliás, uma ‘bolsa’ de normalidade que o ajuda a enfrentar a nova fase que vive.
"O trabalho ajuda-nos sempre a abstrair de alguns problemas e, no meu caso, é igual. É evidente que não têm sido dias fáceis, mas vamos superar tudo isto", conclui o diretor desportivo da Luz.
Rute e Rui Costa casaram-se em 1993 no Mosteiro dos Jerónimos e viveram 12 anos em Itália, onde o jogador esteve ao serviço do Fiorentina e do AC Milán. Em 2006 regressaram a Portugal, onde o ‘maestro’, como era então conhecido no meio desportivo, terminou a sua carreira de jogador no Benfica, antes de se tornar diretor desportivo do clube. Rui Costa sempre deixou claro que a família era o seu grande pilar. Em abril de 2008, vieram pela primeira vez a público rumores de separação, que logo foram desmentidos por amigos próximos antes do próprio casal o fazer, já em julho, numa breve conversa com a CARAS, durante umas férias no Algarve. Já na altura, a grande preocupação do casal era o bem-estar dos filhos, tal como agora continua a ser.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.