FOTOS:
Salvador Colaço
Depois de tantos anos, Eugénia Melo e Castro e a filha Ana Mariana, realizam, finalmente, o sonho de pôr a história da Camufilda em livro. “É uma história que eu e a minha filha construímos quando ela era pequenina. Havia uma papa para dar à Mariana e quanto mais papa havia para comer, mais príncipes entravam na história, que ia crescendo. Foi uma brincadeira criativa que é para continuar”, explicou a cantora no dia do lançamento da obra na livraria Buchholz, em Lisboa.
A mãe escreveu o conto e a filha fez as ilustrações, uma parceria que, segundo Mariana, correu muito bem: “Foi muito divertido trabalhar com a minha mãe, mas isto não foi bem trabalhar. Isto é uma história que eu conheço muito bem. Já faz algum tempo que nós queríamos levar este projeto avante. Há uns dez anos que eu ando a desenhar estes bonecos e por acaso fiz algumas ilustrações grávida, ao lado da minha mãe, e ela ia dando umas ideias.”
Quem se mostrou muito sur–preendido com esta veia de escritora da cantora foi o seu namorado, António Castanheira: “Surpreendeu-me esta veia dela para escrever contos infantis, porque ela nem a mim me contou que estava a escrever o livro. Ela é fantástica. Já nos conhecemos há muitos anos. É uma pessoa muito humana, muito ciosa do seu espaço e damo-nos muito bem.”
Mariana veio propositadamente de Bruxelas, onde vive, para estar presente neste dia e trouxe consigo a filha, Mia, de seis meses, para quem ainda não inventa histórias, mas sim músicas: “Ela é a minha princesa. Ainda não comecei a inventar histórias para ela porque é muito pequenina, agora são só canções. A avó canta muito para ela e já lhe inventou imensas músicas. É maravilhoso ser mãe. A Mia é supersociável, é fantástica, é mesmo uma bebé muito fofinha, bem comportada, supercalminha, ternurenta. É a coisa mais linda do mundo. E quero ter mais.”
O mais especial neste dia para Eugénia Melo e Castro foi poder ver e abraçar a neta, a menina dos seus olhos: “Ser avó é mesmo a melhor coisa do mundo. Ela é linda. Não há só uma coisa especial nela, tudo me encanta. É uma bebé muito querida, calminha, tranquila, muito risonha e fofinha.”