Fotos: Catarina Larcher
Com um mês e uma semana, Manuel de Santa Maria, o filho mais novo de Carolina e Bernardo Capucho, recebeu o sacramento do batismo, na Igreja de Santo António do Estoril. A cerimónia foi conduzida pelo padre António Teixeira, prior do Estoril, e contou com cerca de 50 convidados, apenas familiares e amigos próximos. A data, o dia consagrado a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, não foi escolhida ao acaso. "Este dia tem um enorme significado para toda a família. Já o nosso filho mais velho é Bernardo de Santa Maria. Gostamos que o primeiro ‘ato formal’ depois de eles entrarem no ‘clube dos católicos’ seja consagrá-los a Nossa Senhora", partilhou Bernardo.
Para além de ser um dia muito importante para os pais de Manuel, foi-o também para os padrinhos, Ana Luísa Santos e Pedro Campilho. O padrinho, que é irmão de Carolina, só esteve virtualmente presente no batizado, uma vez que acompanhou toda a cerimónia através do skype, como explicou Bernardo: "Ele está a trabalhar nos Estados Unidos e foi-nos permitido que acompanhasse este momento pela internet. E respondeu a tudo como devia e via-se perfeitamente a emoção dele ao acompanhar e também participar em toda a cerimónia."
Carolina Capucho, que já recuperou totalmente a boa forma física, referiu ainda à CARAS outros aspetos simbólicos que marcaram este dia: "O Manuel está a usar um vestido de família. O meu irmão Pedro e o meu filho Bernardo também o usaram. E quisemos que fosse batizado nesta igreja porque foi precisamente aqui que eu e o Bernardo nos casámos, foi aqui que batizámos o meu filho Bernardo e é esta a nossa paróquia, é onde vimos à missa. Nem se punha a questão de ser noutro sítio!" Após a cerimónia religiosa, a festa continuou no espaço Conversas na Gandarinha, em Cascais.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.