
Fotos: Jorge Castro e Joaquim Norte Sousa
A cidade do Porto mobilizou-se para prestar a última homenagem a Pôncio Monteiro que, aos 70 anos, não resistiu ao segundo AVC sofrido no espaço de quatro anos. Do futebol, da política, da comunicação social e da sociedade, foram muitos os que estiveram no último adeus ao antigo dirigente do FC Porto e membro do Conselho Superior do clube esta quarta-feira. Visivelmente abalados, os familiares e amigos de Pôncio Monteiro estiveram sempre ao seu lado desde que chegou à Igreja Stella Maris, dos Carmelitas, na Foz, até ao momento em que foi a enterrar no Cemitério de Agramonte, na Boavista. Consternada e inconformada, a mulher do também comentador desportivo deixava transparecer o seu estado de sofrimento. Com a filha, Isabel Ramos, sempre ao seu lado, Isabel Monteiro contou ainda com o apoio de Ricardo Monteiro, o único filho de Pôncio Monteiro.Dragão de Ouro, a mais alta distinção do FC Porto, Pôncio Monteiro fez a sua última viagem com uma bandeira do clube em cima do caixão e uma coroa de flores azuis e brancas oferecida pelos Super Dragões. Do clube do seu coração, estiveram presentes o amigo Jorge Nuno Pinto da Costa, Reinaldo Teles, André Vilas-Boas, os ex-treinadores Artur Jorge, António Oliveira e Augusto Inácio, os ex-jogadores Fernando Gomes e Fernando Couto, assim como a ex-atleta Aurora Cunha. Os médicos Domingos Gomes, José Carlos Esteves e Fernando Póvoas também fizeram questão de estar presentes. Do panorama político também compareceram os ex-autarcas portuenses Fernando Gomes e Nuno Cardoso,tal como Valentim Loureiro (antigo presidente da Liga), António Salvador (presidente do Sporting de Braga) e Lourenço Pinto (presidente da Associação de Futebol do Porto). Da sua mais recente actividade, a de comentador desportivo no programa Prolongamento, da TVI, o colega Eduardo Barroso contou que veio de Lisboa "despedir-me de um amigo recente, mas com quem convivi muito nos últimos dois anos. Foi muito bom tê-lo conhecido, era uma pessoa encantadora". Amigo há mais de 30 anos, Fernando Póvoas recordou que Pôncio Monteiro: "começou por ser o meu vice-presidente quando era médico do FC Porto e naturalmente nasceu a amizade. É uma pessoa carismática do clube, mas também da cidade, que deixa saudades, um vazio grande".De Lisboa vieram também Judite de Sousa e Fernando Seara, amigos de Isabel e Pôncio Monteiro há cerca de 20 anos. "Era um grande amigo. Um homem extraordinário, delicado, generoso, sempre bem-disposto e com uma palavra amiga. Era um homem de afectos. Tinha um humor inteligente. Somos amigos da Isabel, e tínhamos de estar presentes. Eles formavam um casal muito bonito", afirmou a jornalista da RTP. Emocionado, e amigo intimo de Pôncio Monteiro, António Oliveira mostrou-se inconsolável com a realidade e não conseguiu conter as lágrimas, dizendo apenas que "o FCPorto perdeu um grande dirigente, o Porto perdeu um grande portista, e eu perdi um grande amigo". Também Ivete Oliveira afirmou sentir "muita saudade do grande amigo. Estamos tristíssimos. Também Miguel Veiga, acompanhado por Belicha, fez questão de estar presente neste último adeus. "Era uma belíssima pessoa com quem tinha as melhores relações. Era um portuense de alma e coração, não era só portista. Era um homem extremamente amável, cordial e com grande sentido de ironia como forma de conhecimento, que é o que falta muito a este país", afirmou.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.