![Alireza Pahlavi com a mãe, Farah Pahlavi](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/02/773723Alireza-Pahlavi-com-a-m%C3%A3e-Farah-Pahlavi.jpeg)
Alireza Pahlavi com a mãe, Farah Pahlavi
Reuters
Alireza Pahlavi, filho do último xá do Irão,
Reza Pahlavi, suicidou-se com um tiro na cabeça na terça-feira, 4 de janeiro, em Boston, nos Estados Unidos. Aos 44 anos, Alireza Pahlavi não terá conseguido lidar com os conflitos que o seu país atravessa e decidiu por fim à sua vida, tal como fez a irmã,
Leila, que em 2001 morreu de overdose de barbitúricos e cocaína.
"Tal como milhões de jovens iranianos, sobre ele pesavam todos os males da amada pátria, além da perda do pai e da irmã. Apesar de ter lutado durante vários anos para superar a sua dor, acabou por desistir na noite de 4 de janeiro de 2011, na sua residência em Boston, onde se matou, deixando familiares e amigos numa profunda dor", explica a família em comunicado.
"A sua depressão cresceu ao longo do tempo: a partida do Irão, a morte do pai e a da irmã, de quem era muito próximo", afirmou também
Nazie Eftekhari, amigo próximo da família citado pelo
The Guardian.
Alireza Pahlavi vivia nos Estados Unidos desde a revolução iraniana que depôs o pai, em 1979, altura em que a sua família foi expulsa do país. A família passou depois pelo Egito e Marrocos, acabando depois por se ficar nos Estados Unidos, onde a sua presença começou a ser mais aceite em 1980, depois da morte do xá Reza Pahlavi.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.