Sempre se ouviu dizer que ‘quem sai aos seus não degenera’, e
Emma, de seis anos,
Mia, de três, e
Max, de sete meses, são bem a confirmação de que o ditado popular é verdadeiro. Pela beleza que têm e pelo à-vontade que demonstram perante as objetivas fotográficas, os filhos de
Anna Westerlund e
Pedro Lima provam que herdaram o jeito dos pais, que se estrearam os dois profissionalmente no mundo da moda. E embora hoje as suas principais atividades sejam outras – ela é ceramista, ele ator -,
quando são convidados para trabalhos na moda, os outrora manequins mostram-se à altura do desafio. Foi o que aconteceu no Palácio do Freixo, onde a ceramista posou para a secção Mother da Modalfa na companhia dos três filhos que, assim, deram os seus primeiros passos na moda.
"
Já tinha feito um editorial para uma revista com a Emma e a Mia, mas assim, à séria, como compromisso, é a primeira vez. Aliás, aproveitei para lhes transmitir a responsabilidade do momento", contou Anna Westerlund à CARAS, enquanto as filhas brincavam nos salões do Palácio do Freixo. Vestidas com a nova coleção primavera/verão da Modalfa, Emma e Mia mostraram-se muito femininas e vaidosas. "
Elas estão a adorar ser maquilhadas e penteadas e experimentar muita roupa", explicou-nos a mãe, recordando que ela, em criança, "
era maria-rapaz, bem diferente delas".
Muito companheiras, apesar dos três anos de diferença de idade, as duas irmãs divertiram-se bastante ao longo da sessão fotográfica, embora tivesse ficado claro que têm personalidades bem distintas. "
A Mia não é tão dada a estas coisas como a Emma. O que uma tem de mais, outra tem de menos. Aliás, em casa a Mia chegou a treinar poses, mas depois chegou a altura e não fez nada", adiantou a ceramista, que encara estes trabalhos como pontuais. "
Hoje a cerâmica é a minha profissão, assume o papel principal na minha vida, ao contrário de outros tempos em que a moda estava em primeiro lugar", explicou, felicitando-se por ter o privilégio de o seu trabalho servir também como escape.
"Todo o trabalho criativo é um escape. E toda a gente devia ter um", defendeu, referindo que este ano vai apostar na internacionalização das suas peças, disponíveis no recém-inaugurado Espaço Craft Club, na Lx Factory.
Rendida à experiência de ser mãe de um menino, Anna Westerlund contou-nos ainda: "
Sempre disse que preferia meninas, porque me fascinavam à partida, mas estou completamente rendida ao Max. Sou uma mãe babadíssima. É diferente. Estou apaixonadíssima por ele. Está a ser uma descoberta ser mãe de um menino." E enquanto Max é fisicamente parecido com Pedro Lima, Mia saiu à mãe, indo buscar os genes suecos desta, e Emma divide as opiniões, pois combina parecenças de ambos.
Aos 32 anos, muito serena e realizada com a família que tem, Anna fez ainda saber que esta está completa e que
"não há planos para mais filhos". Pedro Lima não acompanhou a mulher e os filhos ao Porto mas, segundo Anna, "
achou muito gira a ideia desta sessão fotográfica e está desejoso de ver a família retratada".
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.