Conheceram-se na universidade e o que começou por ser uma bonita amizade rapidamente se transformou numa história de amor.
Miguel e
Stéphanie Capucho, de 36 e 34 anos, respetivamente, estão juntos há 14 anos, dez dos quais casados. Dois anos depois de terem formalizado a sua relação, foram pais dos gémeos
Thomas e
Thiago, mas ao fim de um mês sofreram a dor de ver partir o segundo, devido a uma hipoplasia do ventrículo esquerdo. Oito anos depois, o fadista e a mulher voltaram a ser pais de um rapaz,
Martin, agora com um ano. A felicidade que vivem hoje não apaga a maior perda das suas vidas.
Habituados a aproveitar todos os momentos disponíveis para estarem em família, Miguel e Stéphanie aceitaram o convite da CARAS, da Seat e da Velasmooth Pro para passarem um fim de semana na Serra da Estrela. A ocasião proporcionou a primeira entrevista do casal sobre a forma como lidam com a perda de um filho.
![VÍDEO: Miguel e Stéphanie Capucho partilham o seu segredo: "Fazermos frente aos problemas como casal é a nossa maior prova de amor" VÍDEO: Miguel e Stéphanie Capucho partilham o seu segredo: "Fazermos frente aos problemas como casal é a nossa maior prova de amor"](/users/0/10/miguel-e-stephanie-capucho-aa17.jpg)
– Passaram oito anos desde que perderam o Thiago. Como têm enfrentado essa dor?
Miguel Capucho – Nunca falámos sobre isso e faço-o agora para que, de certa forma, possa servir de ajuda a alguém que esteja na mesma condição. É a maior perda de todas e tempo algum apagará essa dor, mas há, obviamente, mecanismos que nos podem ajudar. Embora o Thiago não esteja cá fisicamente, sentimos que temos três filhos. Talvez pensar assim nos ajude… A vida tem coisas estranhas, inexplicáveis…
– Há casais que passam por situações semelhantes e acabam por se separar, por não suportarem essa perda. No vosso caso, uniram-se ainda mais…
– Esta questão acabou realmente por criar uma união muito forte entre nós os dois. Já passámos por muitas coisas juntos e, se pensarmos sobre elas, tornamo-nos mais fortes, tolerantes e unidos. Em momentos de fraqueza temos uma força sobrenatural e quase impossível de destruir. Perante uma decisão como a que tomámos, de ter força perante a perda do nosso filho, qualquer outra coisa que surja não irá, com certeza, abalar-nos.
– Passaram, então, a relativizar algumas coisas…
– Sim, e a verdade é que cada vez que nos deparamos com um problema, não o vemos dessa maneira, mas sim como algo natural que iremos resolver e ultrapassar.
Stéphanie – Os problemas do dia-a-dia não são nada comparado com o que passámos e para mim é ainda muito difícil falar sobre isso.
– O Thomas tem conhecimento?
Miguel – Ele é uma pessoa muito divertida e animada, mas sei que sente falta de algo, pois adora estar acompanhado. Ele sabe que tem um irmão no céu, que é uma estrela e têm uma relação muito engraçada, nada pesada… A chegada do Martin também o veio ajudar a viver um irmão na realidade. De qualquer forma, nunca se esquece que tem um irmão no céu.
![VÍDEO: Miguel e Stéphanie Capucho partilham o seu segredo: "Fazermos frente aos problemas como casal é a nossa maior prova de amor" VÍDEO: Miguel e Stéphanie Capucho partilham o seu segredo: "Fazermos frente aos problemas como casal é a nossa maior prova de amor"](/users/0/10/miguel-e-stephanie-capucho-9b06.jpg)
– Quando souberam que iam ser pais novamente, tiveram algum receio?
Stéphanie – Um pouco, mesmo sabendo que tudo estava bem, sempre tive algum receio. Fomos muito bem acompanhados e felizmente correu tudo bem.
Miguel – Soubemos da doença do Thiago três meses antes de ele nascer e, apesar de termos desenhado todos os cenários possíveis, não estávamos preparados para o desfecho. Por isso, e apesar de nos terem dito sempre que tudo estava bem com o Martin, só ficámos descansados quando ele nasceu.
– Oito anos depois de se terem estreado como pais, como é voltar a ter um bebé em casa?
Stéphanie – Custa imenso voltar ao início, mesmo querendo muito outro filho. O Thomas também pedia um irmão, mas há sempre uma fase de adaptação para todos.
Miguel – Julgo que a grande diferença é que ficamos cansados mais rapidamente. Mudar uma fralda já custa [risos].
![VÍDEO: Miguel e Stéphanie Capucho partilham o seu segredo: "Fazermos frente aos problemas como casal é a nossa maior prova de amor" VÍDEO: Miguel e Stéphanie Capucho partilham o seu segredo: "Fazermos frente aos problemas como casal é a nossa maior prova de amor"](/users/0/10/miguel-e-stephanie-capucho-da31.jpg)
– Apesar de pedir um irmão, o Thomas não teve ciúmes?
Stéphanie – No primeiro mês teve de se adaptar, mas agora ajuda imenso e é preocupado com o irmão.
Miguel – Julgo que o maior receio dele era o de perceber onde iria encaixar-se e de que forma não perderia o seu espaço. Julgo que conseguimos gerir tudo muito bem e tem sido muito tranquilo.
– Cuidar do Martin é uma tarefa partilhada?
Stéphanie – Sim, temos tarefas que já estão delineadas e cada um cumpre com a sua. Um tem mais jeito para uma coisa e outro para outra e corre tudo muito bem.
![VÍDEO: Miguel e Stéphanie Capucho partilham o seu segredo: "Fazermos frente aos problemas como casal é a nossa maior prova de amor" VÍDEO: Miguel e Stéphanie Capucho partilham o seu segredo: "Fazermos frente aos problemas como casal é a nossa maior prova de amor"](/users/0/10/miguel-e-stephanie-capucho-6d85.jpg)
– Com tantos afazeres, onde arranjam tempo para estar a dois?
Miguel – É sempre complicado, ainda para mais quando se tem filhos. Mas tentamos sempre, mesmo que estejamos em família, como neste fim de semana, ter algumas atenções um com o outro.
– Estando juntos há 14 anos, e com todas as dificuldades que passaram, qual julgam ser o segredo para o sucesso da relação?
– Vejo imensos amigos meus a desistirem do casamento rapidamente e parece que não têm noção do que é esta união. É uma prova de força e de vida entre um casal, nos bons e nos maus momentos. Somos como todos os casais, também discutimos, mas julgo que a cedência continua a ser uma peça fundamental. Claro que é mais fácil virar as costas do que enfrentar um problema. Fazermos frente aos problemas como casal é a nossa maior prova de amor.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.