Serena e elegante são dois dos adjetivos que podemos aplicar a
Susana Camelo. Aos 36 anos, a decoradora e empresária tem vindo a conquistar um lugar de destaque. Um ano depois de ter sido convidada a participar na con-ceituada feira parisiense Maison & Objet, prepara-se para editar um livro. A decoradora recebeu-nos numa das casas que têm a sua assinatura, na zona nobre do Porto, e falou-nos dos projetos profissionais, assim como da sua vida pessoal. Dona de um sorriso verdadeiro, está divorciada há dois anos mas mostra-se disponível para o amor. Enquanto isso, tem nos filhos,
Mariana, de 14 anos, e
Salvador, de oito, a sua prioridade.
– Participar na conceituada Maison & Objet deu-lhe mais visibilidade internacional?
Susana Camelo – Paris é uma das mais importantes plataformas de visibilidade para a apresentação de projetos de interiores, daí a im-portância deste convite. Concebi uma suíte de hotel de luxo cosmopolita, com 80m², onde procurei conciliar vetores tão essenciais como a criatividade, o bom gosto, o conforto e a funcionalidade. Foi um privilégio e muito gratificante ver o meu trabalho reconhecido internacionalmente desta forma.
– Prepara-se para editar um livro. De que se trata?
– Intitula-se
Emotions by Susana Camelo, e transpõe a fronteira da publicação convencional. Pretendo materializar as emoções, as formas, os detalhes e as texturas que deram origem a 15 projetos de referência, sejam habitação ou hotelaria.
– Como surgiu a ideia?
– Surgiu de uma análise cuidada ao que o mercado livreiro oferece nesta área específica. Existem livros de programas de arquitetura e livros de interiores. No meu, pretendo conciliar todas as áreas, desde o esquiço ao planeamento, passando pela planta até à concretização final. Destina-se a um público profissional, onde se incluem arquitetos, decoradores e
designers de interiores, e a todos aqueles que apreciam a arte de sentir e viver os espaços. Já fui mãe, profissionalmente faço o que gosto e sinto-me recompensada pelo meu trabalho, faltava-me deixar um testemunho de obra feita para os meus descendentes e para os apreciadores da área.
– É o sucesso que a ajuda a manter-se jovem? Quais os segredos para tal jovialidade?
– O segredo é andar sempre a correr de um lado para o outro a trabalhar e a cuidar dos meus filhos. Fazer o que gosto também ajuda, e, claro, uns tratamentos no SPA sempre que posso.
– Separou-se há dois anos. Como se sente hoje?
– Sinto-me bem. Estou serena e agradecida pelo que a vida me dá todos os dias. Não me sinto nem mais forte, nem mais frágil, só mais experiente. A minha relação durou cerca de 11 anos e fui muito feliz. Todavia, a certa altura os nossos caminhos deixaram de convergir. Não se pode ficar indiferente a uma partilha de vida. Considero que devemos retirar lições de todas as experiências com as quais nos vamos deparando ao longo da vida, sejam positivas ou negativas
–
Contou por certo com o apoio da Mariana e do Salvador…
– Não consigo imaginar a minha vida sem a companhia dos meus filhos. São o meu maior projeto de vida!
– Entretanto, já reencontrou o amor?
– Ainda não encontrei o meu príncipe no cavalo branco. [risos]
– Mas está disponível para voltar a apaixonar-se?
– Claro que sim!
– Enquanto isso não acontece, divide-se entre o trabalho e os seus filhos…
– Ser uma boa mãe é a minha prioridade. Saber conciliar a vida profissional e a vida pessoal é uma tarefa que exige um exercício físico e mental árduo. É preciso conciliar os interesses de todos, gerir prioridades e ‘descomplicar’. Duas vezes por ano fazemos férias os três, dou mimo aos meus filhos, carrego baterias e procuro inspiração para os meus projetos.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.