Tiago Caramujo
A maioria das crianças fica entusiasmada com a ideia de ir ao cinema e ver um filme para a idade delas. Foi o que aconteceu há dias, quando o São Jorge, em Lisboa, abriu as portas num domingo à tarde para receber a pequenada que quis assistir à estreia de Max Adventures. Uma das crianças mais entusiasmadas da tarde foi Benedita, filha de Marta Wahnon, organizadora do evento. E como a mãe estava a trabalhar, Benedita assistiu ao filme com o namorado desta, Joaquim Sousa Martins, que nos contou que este é um programa que fazem habitualmente: "É sempre um prazer vir com ela ao cinema. Até porque ela é apaixonadíssima por cinema e a melhor prenda que se pode dar à Benedita é um filme. Ela ‘chateia-me’ a cabeça para comprar DVD e já tem os filmes todos!"Muita animação e alegria encheram rapidamente a sala do São Jorge, que se tornou pequena para tanta gente. Apesar de cansada, a jornalista da TVI, Alexandra Borges, fez questão de ir com o marido, Luís Almeida, e os filhos, Tomás e Vicente, de sete anos: "Temos sempre de arranjar tempo para estes programas em família. Afinal, a família é fantástica e não há nada mais importante. Vimos sempre a estas coisas para miúdos. É uma boa oportunidade para eles verem os seus super-heróis e divertirem-se. E é bom vê-los assim entusiasmados."
Este também foi um bom evento para avós e netos, como nos explicou Isabel Medina. A atriz levou o neto, Pedro Ferreira, de quatro anos, e passaram uma tarde divertida: "Foi muito bom. Normalmente, os meus fins de semana livres são passados com ele. Vamos ao cinema, tento levá-lo a concertos, vamos ao Pavilhão do Conhecimento, que ele adora, ao teatro, para se habituar, e também vai de vez em quando ao estúdio comigo." Este é o único neto da atriz, pelo que Isabel confessa que às vezes o mima demais: "Eu mimo-o um bocadinho demasiado. Agora já estou a pensar que ele está a ficar com uma idade em que tenho de lhe dar menos mimo. Este colo ele não pede aos pais, só a mim. Também é o único neto, daí ser uma avó muito babada. Como mãe era diferente, o que é engraçado. Acho que é a responsabilidade. Fui mãe muito nova, não tinha ainda maturidade para a responsabilidade não me assustar. Agora a responsabilidade é dos pais e eu com ele só tenho a parte boa, dar-lhe mimos e brincar."
Quem também aproveitou este programa em família foi Teresa Stürken e os netos Maria Luísa e Francisco Guedes, de quatro e oito anos, respetivamente: "Eles divertiram-se muito. O filme tinha muita ação e isso entusiasmou-os. Eu divirto-me sempre que estou com eles e se pudesse passaríamos mais tempo juntos. Eu tenho tempo para eles, eles às vezes é que não têm tempo para mim. Fazemos imensos programas juntos: vamos à piscina, passeamos os cães, almoçamos fora, vemos cinema… Enquanto avó, sou completamente manipulável, faço-lhes as vontades todas. E com os meus filhos não era assim."
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.