FOTOS:
Alexandre Bordalo
Sofia Alves, de 37 anos, e
Celso Cleto, de 46, apaixonaram-se há oito anos, casaram-se pelo civil há quatro – numa cerimónia que envolveu alguma polémica, pela ausência inesperada dos pais da atriz -, e no passado dia 2 de Agosto confirmaram a sua relação pela igreja, numa cerimónia íntima reservada a familiares e amigos muito próximos.
A atriz e o encenador, que vivem atualmente entre Oeiras e Viseu, escolheram a Igreja Matriz de Ínsua, em Penalva do Castelo, Viseu, para realizarem este sonho de longa data. Sofia e Celso chegaram à pequena localidade de Ínsua na véspera da cerimónia e alojaram-se no Hotel Casa da Ínsua, local de onde saíram, no dia do seu casamento religioso, para, pelas 18 horas, entrarem de braço dado na igreja. À sua espera tinham cerca de vinte convidados, a que se juntaram dezenas de populares, que os receberam de pé. Entre esses convidados destaque para
Guilherme, de nove anos, filho de Sofia Alves, e para
Rita e
Inês, de 19 e 13 anos, respetivamente, filhas de Celso Cleto.
Sofia elegeu para a ocasião um vestido branco com decote em V, corpo drapeado e saia rodada com volume em camadas, uma criação da figurinista
Teresa Alves, sua amiga de longa data, que foi realizada por
Suzete Almeida. Para o
bouquet, a noiva escolheu rosas brancas e rosa-velho, as mesmas flores que usou no cabelo, semiapanhado. Sofia Alves confidenciou-nos que foi ela própria que se maquilhou e penteou para esse dia tão especial. Numa cerimónia plena de emoção, Sofia e Celso receberam do padre
José António, que presidiu à celebração, as alianças que usam há quatro anos, mas que agora foram benzidas. Os cânticos entoados durante a missa foram escolhidos pelo sacerdote e estiveram a cargo do grupo coral daquela igreja.
Na homilia, que os noivos disseram à CARAS ter sido
"muito bonita e inesquecível", o padre José António falou de amor. Sofia e Celso comoveram-se várias vezes e trocaram olhares de cumplicidade com os filhos de ambos, que se mostravam especialmente radiantes por poderem partilhar este momento de felicidade. Para padrinhos, o casal escolheu dois amigos de longa data.
Surpreendente para Sofia e Celso foi a adesão das dezenas de populares que encheram completamente a igreja e se juntaram aos noivos e aos seus convidados para partilharem com eles este ato de fé.
"Foi muito bonito e completamente inesperado termos tantas pessoas a quererem partilhar connosco e com os nossos convidados um dia tão especial. Queríamos que fosse uma cerimónia privada e muito discreta e acabámos por ser surpreendidos", disse Celso Cleto à CARAS, um dia depois de ter regressado da lua-de-mel.
"Foi uma cerimónia emotiva e muito bonita", adiantou o encenador, assegurando que apesar do turbilhão de sentimentos que viveram durante a cerimónia, com os convidados a aplaudirem-nos de pé por três vezes, tanto ele como Sofia conseguiram conter as lágrimas.
Já casados perante Deus, Sofia Alves e Celso Cleto abandonaram a igreja debaixo de uma chuva de arroz, agradeceram aos populares o carinho demonstrado e dirigiram-se novamente para a Casa da Ínsua, onde decorreu o copo-d’água. Para esse momento, Sofia trocou o vestido branco da cerimónia religiosa por um outro em tons de azul, de inspiração barroca e da autoria da mesma estilista do que usara antes.
Sofia e Celso descrevem os momentos de festa que se seguiram à celebração religiosa como
"muito divertidos". E o encenador ainda confidenciou:
"Estivemos com a nossa família e amigos, cantámos e até dançámos com um grupo de folclore local que nos surpreendeu com a sua presença durante o jantar."
No dia seguinte, os recém-casados partiram para Madrid, local que escolheram para a sua lua-de-mel.
"É um destino que nos encanta, onde já vivemos momentos muito especiais e, para além disso, fica perto. Foi uma lua-de-mel curta, pois ambos tínhamos que regressar ao trabalho na semana seguinte, mas muito feliz", explicou Celso, um dia após o regresso.
"Estamos muito, muito felizes. Casarmo-nos pela Igreja foi para nós um ato de fé e não um ato de festa", explicaram a atriz e o encenador no dia em que ambos se preparavam para regressar de novo ao trabalho.
Na memória, a atriz garante que vai guardar o dia do seu casamento religioso como um dos mais especiais da sua vida.
"Somos um casal feliz, ceder à infelicidade é um ato de cobardia", referiu Sofia Alves à CARAS.
Agora, nos planos do casal está a adoção de uma criança. Um processo que já iniciaram há algum tempo e que continua, como nos explicou o encenador, a seguir os trâmites legais necessários.