Quando chega o mês de agosto,
Vicky e
João Fernandes rumam ao Algarve, onde têm casa, e desfrutam dos momentos em família que os dias quentes e sem horas marcadas oferecem. Foi precisamente num desses finais de tarde que a CARAS esteve com a autora de livros de saber estar e o marido, o filho,
Manuel Maria, de 24 anos, e a namorada deste,
Inês Ribeiro, de 21.
![Vicky e João Fernandes com o filho e a namorada Vicky e João Fernandes com o filho e a namorada](/users/644/64487/vicky-e-joao-fernandes-com-o-filho-e-a-n-8112.jpg)
– Pode dizer-se que já é uma tradição familiar vir para a zona de Alvor passar férias…
Vicky Fernandes – Já nem sei há quantos anos é que tenho cá casa. Sempre vim para o Algarve, mas com os meus pais ia para a Oura. Só depois do Manuel nascer é que começámos a vir para o Alvor. Gostamos muito desta zona do barlavento.
– Acredito que as férias sejam uma altura privilegiada para desfrutar da sua família…
– O Algarve funciona como a nossa reunião familiar. Estamos juntos, partilhamos momentos, conversas e fins de tarde. Somos uma família na verdadeira aceção da palavra, porque até a minha mãe vem para o Algarve. É algo que ansiamos durante o ano, porque estamos todos juntos. Aqui temos tempo. Depois, cada um faz a sua vida. Eu e o João vamos continuar as férias num outro país europeu e o Manuel e a Inês vão para o México.
![Manuel Maria e Inês Ribeiro Manuel Maria e Inês Ribeiro](/users/644/64487/manuel-maria-e-ines-ribeiro-2c6a.jpg)
– Como é a sua relação com a Inês, namorada do seu filho?
– A Inês está aprovada, porque senão não estaria aqui connosco. Está muito integrada e tem bom feitio. Acho que vou ser uma excelente sogra [risos]. Eu só tenho um filho e, portanto, a mulher do meu filho vai ser a filha que nunca tive. O que quero é que ele seja feliz. Ela é amorosa e é a primeira namorada que passa o verão connosco.
Manuel Maria – Estas férias estão a ser um espetáculo. Estou feliz com a Inês, senão não estaria cá com ela. E o ideal é fazer férias com a família e com a namorada e é isso que está a acontecer.
Inês Ribeiro – E eu estou a adorar estar nesta família, sou muito bem tratada.
– Sei que tem uma relação muito próxima com o seu filho. O facto de ele ter outra mulher na sua vida não lhe causa alguns ciúmes?
Vicky – Não sou uma mãe ciumenta, nunca fui. Claro que quero sempre protegê-lo. Ele é a minha cria e tenho aquele sentimento de proteção. Um filho é um projeto para toda a vida, mas também tem as suas próprias asas para voar.
– Tem o hábito de lhe dar conselhos?
– Sim, vamos almoçar muitas vezes juntos e desmarco qualquer programa para estar com o Manuel. Falamos sem tabus e tentamos sempre resolver os problemas que surgem. Sempre tive uma relação muito cúmplice com o meu filho e dou-lhe espaço para crescer. Agora namora e as coisas estão mais calmas, porque já não sai durante toda a noite como acontecia antes. Tudo tem o seu
timing e o importante é saber viver cada etapa na altura certa.
![Vicky e João Fernandes com o filho e namorada Vicky e João Fernandes com o filho e namorada](/users/644/64487/vicky-e-joao-fernandes-com-o-filho-e-nam-7313.jpg)
– Mudando de assunto: a Vicky preocupa-se com a sua imagem quando vem à praia? – Uma pessoa que gosta de estar bem vestida tanto o está nas ocasiões públicas como nas privadas. Não quer dizer que esteja sempre preocupada com a minha imagem, mas já me conheço e sei aquilo de que gosto e do que não gosto. Uma pessoa para estar bem vestida tem de ter autoestima e conhecer-se. Só descobrimos o nosso estilo quando sabemos quem somos. As mulheres mais elegantes são aquelas que não pensam muito naquilo que vão vestir. Mas a naturalidade no vestir não é automática, é algo que se aprende e trabalha.
– Escreveu recentemente
A Arte de Saber Vestir, mais um livro sobre estilo e elegância. Já há mais livros pensados para breve?
– Na verdade, fechei um ciclo de livros. Agora vou parar durante uns tempos.