Foi num ambiente de descontração e partilha de vivências que atores brasileiros e portugueses se reuniram durante um almoço que teve lugar no restaurante Panorama do Hotel Sheraton, por ocasião da inauguração da sede da TV Globo, em Portugal. O almoço serviu também para alguns dos mais consagrados atores da Globo, como Tony Ramos, Lima Duarte, Susana Vieira e Glória Pires, confraternizarem com alguns dos atores da SIC e celebrarem assim a parceria entre estes dois canais.
Contente com esta iniciativa, até porque reúne o melhor dos seus dois ‘mundos’, estava Ricardo Pereira, que protagonizará pela terceira vez uma novela da Globo: “Apesar de fazer parte do elenco da TV Globo, sou um júnior ao pé destes atores consagrados e este era um convite que não podia recusar. Sinto muito orgulho e é muito prestigiante fazer parte desta ligação entre a Globo e a SIC. Sinto-me como um embaixador [risos] e isso tem uma responsabilidade inerente que todos os dias sinto. No que conseguir aproximar estes dois países, estas duas televisões e grupos de atores, é o que farei.”
Igualmente satisfeito estava o diretor geral da SIC, Luís Marques, até porque esta parceria já lhe trouxe um enorme sucesso com a novela Laços de Sangue: “O espírito deste almoço é o da confraternização entre os brasileiros da Globo e os portugueses da SIC. Comemoramos a vinda da Globo a Portugal e a parceria entre esta e a SIC. Depois de Laços de Sangue, Dancing Days será mais um sucesso.”
Também Júlia Pinheiro, Diretora de Gestão e Desenvolvimento de Conteúdos da SIC, gostou desta iniciativa, até porque teve assim a possibilidade de privar com alguns dos seus atores favoritos: “Estes atores fazem parte do imaginário português e tê-los aqui, partilhando tudo isto, é fantástico. Tinha imensa curiosidade em conhecer os quatro e estou entusiasmadíssima a ouvir as histórias da Glória, na altura em que ela entrava no Dancing Days. Todos eles são atores de referência para nós e muito maiores do que as suas personagens.”
Além da valorização profissional, Diogo Morgado ficou encantado por poder conhecer alguns dos atores que mais admira, como é o caso de Lima Duarte: “É ótimo podermos conviver com pessoas que nos acompanharam durante tantos anos. Adoraria fazer uma novela cá com o Lima Duarte, por quem nutro um carinho muito especial. É o mais velho e fez personagens que me marcaram para sempre.”
Extremamente simpático e afável, Tony Ramos fez questão de conhecer cada um dos seus colegas de profissão portugueses, até porque tem também uma carinho muito forte pelo nosso país: “Há 38 anos que venho a Portugal, ainda nem passavam cá as novelas. É um país que adoro e que visitamos por gosto e paixão.”
Apaixonado pelo seu trabalho ao fim de décadas de experiência, Lima Duarte aproveitou para deixar alguns conselhos aos colegas: “Como o mercado aqui é muito restrito, os atores são mais tensos. No Brasil somos mais relaxados, mas os atores são uma classe única, iguais no universo inteiro. O ator é igual em todo o lado e é sempre meio louco. Eu gosto de atores.” [risos]