O funeral de Cesária Évora, que morreu este sábado, realiza-se na terça-feira à tarde, dia 20, no Mindelo, ilha de São Vicente, terra natal da cantora, confirmou hoje a família da cantora. O corpo de Cesária Évora permanecerá em câmara fria até às 07h00 de terça-feira, altura em que será trasladado para a residência da família, onde permanecerá até às 12h00 (13h00 em Lisboa). A essa hora, o corpo da ‘Rainha da Morna’ será transportado para o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente, onde ficará em câmara ardente até às 16h00 (17h00 em Lisboa).
O Governo de Cabo Verde passou de um para dois dias o luto nacional. Até segunda-feira, a bandeira vai estar a meia haste em todo o território nacional, embaixadas, consulados e outras representações de Cabo Verde no exterior.
O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, expressou hoje a sua “profunda consternação” pela morte de Cesária Évora, salientando que tanto Cabo Verde como Portugal choram o falecimento desta “excecional” interprete. “Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento de Cesária Évora. Dirijo antes de mais uma palavra de condolências e profundo pesar à sua família e amigos próximos, bem como ao Governo e povo cabo-verdiano”, afirmou Passos Coelho.
Horas antes, já o Presidente da República tinha lamentado a morte de Cesária Évora, que considera um “símbolo eloquente da música e da alma de Cabo Verde”.
Em comunicado divulgado no site da Presidência da República, Cavaco Silva sublinhou que Cesária Évora foi uma “artista singular, que tão bem soube exprimir a cultura e a tradição musical da sua terra, muito para além das fronteiras da Língua Portuguesa”.