Segundo fonte familiar, citada pela Agência Lusa, o corpo de Pedro Osório vai ser velado sexta-feira na Sociedade Portuguesa de Autores e o funeral realiza-se amanhã, dia 7, pelas 15h00, no cemitério do Alto de São João.
Pedro Osório, nascido em 1939, foi chefe de orquestra, diretor musical e compositor. Trabalhou com vários artistas do panorama nacional.
Figura de destaque dos Festivais RTP da Canção, que venceu várias vezes como autor e orquestrador, e autor de vários musicais dos casinos Estoril e Póvoa de Varzim, Pedro Osório enveredou pela carreira musical quando terminava a licenciatura em Engenharia Mecânica.
Entre inúmeras distinções, recebeu, em 1982, o Prémio da Crítica pela composição para a peça “Baal”, de Bertolt Brecht.
Em 1994, o Presidente da República Mário Soares condecorou-o com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, tendo recebido posteriormente a Medalha de Ouro do Concelho de Oeiras e a de Mérito da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2011, o Ministério da Cultura agraciou-o com a Medalha de Mérito Cultural e o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou-o com a comenda da Ordem da Liberdade.
O maestro estava internado desde quarta-feira no Hospital de São Francisco Xavier.
Morreu o maestro Pedro Osório
Pedro Osório, maestro e compositor natural do Porto, morreu na quinta-feira, dia 5 de Janeiro, em Lisboa, no Hospital de São Francisco Xavier.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites