Depois de ter passado dez dias na Índia, onde gravou alguns episódios para a terceira série do programa da RTP, Príncipes do Nada, Catarina Furtado regressou a Portugal. À sua espera no aeroporto de Lisboa estava o marido, o ator João Reis, com quem trocou gestos de carinho.
Momentos antes de ir para casa ter com os filhos, Maria Beatriz, de cinco anos, e João Maria, de quatro, a embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a População contou à CARAS o que mais a marcou durante estes dias em que esteve na Índia: “Desta viagem trago a verdadeira dimensão do que é aquele país. Só com esta visita é que percebi que tudo tem de ser avaliado à sua própria escala. A pobreza é desconcertante, porque em 1,2 mil milhões de pessoas, existem 400 milhões a viver abaixo do limiar da pobreza. Ao mesmo tempo, por ser um país com uma das economias emergentes, vê-se arranha-céus e luxo, o que torna o contraste ainda mais chocante. Em Mumbai existem 20 milhões de pessoas, o equivalente ao dobro da população do nosso país numa só cidade!”
Ao longo desta viagem, Catarina Furtado e a sua equipa ficaram a conhecer várias realidades sociais deste país. “Focámo-nos muito na importância de se debater e denunciar a discriminação com base no género. Apesar de a Índia ser um país muito diversificado existe uma enorme discriminação das meninas e mulheres. Antes, as mulheres podiam abortar se soubessem que estavam à espera de uma menina… Mas entretanto o governo já tomou medidas para prevenir isso e não se pode saber o sexo do bebé durante a gestação. Trabalhámos também com os sem-abrigo, que são milhões. Focámo-nos bastante nas crianças que ajudam os pais a pedir na rua ou a apanhar o lixo e que nunca viram o que é uma escola. Também fiz muitas coisas como embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a População. Fiz três reportagens sobre educação, saúde materna e outra sobre a importância de envolver os homens para que a discriminação sexual termine. Também fiz uma reportagem extraordinária sobre o Lifeline Express, um comboio que atravessa toda a Índia e no qual se fazem operações”, explicou a apresentadora.
Apesar de ser uma apaixonada pelos ‘príncipes do nada’, depois destas viagens a apresentadora só quer abraçar os seus ‘príncipes’ lá de casa. “Claro que estou desejosa de chegar a casa. Dez dias sem parar passam depressa, mas as saudades da família batem com muita força”, reconheceu.
Regressada de uma viagem à Índia, Catarina Furtado rende-se aos mimos do marido
A apresentadora e embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a População esteve dez dias na Índia. O ator João Reis foi buscar a mulher ao aeroporto.