Construído entre os séculos XV e XVII, o forte militar que inclui a Cidadela e a Fortaleza da Nossa Senhora da Luz é um dos ex-líbris da vila de Cascais. O espaço foi sujeito a uma requalificação – inclui agora uma pousada, lojas e restaurantes – cuja inauguração decorreu há dias, perante diversas personalidades do país, incluindo o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Dionísio Pestana, presidente do Grupo Pestana – que há três anos e meio ganhou o concurso que lhe deu o direito a ficar com a exploração hoteleira daquele espaço –, falou das dificuldades sentidas durante estes largos meses e garantiu estar, acima de tudo, otimista com o seu sucesso: “Este era um projeto muito difícil, pois todas as pessoas desta vila estavam muito envolvidas neste espaço e quisemos respeitar isso. Esta é a nova joia da nossa coroa. Estamos muito felizes. Este é um projeto a longo prazo e acreditamos que tudo vai correr bem.”
Duarte Nobre Guedes, “cascalense de gema” e acérrimo defensor da dinamização daquele espaço, gostou do resultado: “A Costa do Estoril merecia um trajeto com esta categoria. Estão aqui muitos anos de trabalho, dedicação e acho que tem tudo para vencer e ser uma grande mais-valia para a região. Sou um visitante habitual deste espaço e acho que isto é a joia da nossa coroa.”
António de Almeida Santos foi um dos primeiros a chegar à Cidadela renovada, e aproveitou para observar todos os recantos e apreciar as alterações: “Só o Pestana é que podia fazer uma coisa destas num espaço destes, ele é um grande industrial e um grande amigo. Fui advogado do pai dele durante vinte anos, vi-o nascer, crescer e a amizade que tinha pelo pai continuou para o filho. Não podia faltar a um dia como este.”
Investidor na área hoteleira, Carlos Pinto Coelho faz questão de estar a par dos projetos da ‘concorrência’, até porque considera que tudo o que possa incentivar o turismo de Cascais é bem-vindo: “Faltava a Cascais um aproveitamento deste género. É fundamental que o centro da vila seja revitalizado e esta ideia foi muito boa. Estou convencido de que esta iniciativa vai ser muito boa para todos.”
Após a visita guiada ao espaço, quando o Presidente da República inaugurou a pousada e se realizou a cerimónia protocolar, os cerca de 250 convidados seguiram para para um jantar na Cisterna, onde assistiram a um momento de fados com Cuca Roseta e terminaram a noite na discoteca CC Club.
Personalidades brindam ao sucesso da renovada Cidadela de Cascais
Cerca de 250 convidados assistiram à inauguração oficial da renovada Cidadela de Cascais e fizeram questão de conhecer todo o espaço que inclui uma pousada, lojas e restaurantes.